Região Pastoral Garibaldi
30/04/2024

Paróquia de Marcorama celebra o seu padroeiro, São Marcos e os 75 anos da Igreja Matriz

Programação festiva contou com a Missa da festa litúrgica de São Marcos, no dia 25 de abril, e apresentação do Quarteto de Saxofones da Orquestra Municipal de Garibaldi e do Imagina Coro, além de jantar no Salão Comunitário

A Paróquia de Marcorama, distrito de Garibaldi, celebrou seu padroeiro, São Marcos e os 75 anos da Igreja Matriz. A devoção ao Primeiro Evangelista foi trazida pelos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na localidade. São Marcos é também o patrono da região Vêneta, origem dos imigrantes.

A programação iniciou com a Missa da festa litúrgica de São Marcos, na noite da quinta-feira, 25 de abril. A Eucaristia foi presidida pelo padre Leonardo Inácio Pereira, vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. Em sua homilia, destacou a experiência de fé de Marcos, que guardou no coração e o fez escrever o primeiro Evangelho. Ainda, sublinhou a necessidade de transmitir a fé e da vida em comunidade. A celebração foi também de louvor pelos 75 anos da Igreja Matriz.

A atual Igreja foi inaugurada com uma festa nos dias 23 e 24 de janeiro de 1949. No seguinte foi abençoado o retábulo mor e em 1952, os retábulos laterais, todos entalhados em madeira pela empresa Alexandre Barteli & Filhos de Farroupilha. Destaca-se a fachada, apresentando traços da colonização italiana, com os nichos, e do Art Decó, estilo arquitetônico recebido no Brasil na década da construção. Em 1959, com a criação da Paróquia, a capela foi elevada à categoria de Matriz.

A música do Quarteto de Sopros da Orquestra de Garibaldi e do Imagina Coro encheram a Igreja Matriz, na noite do sábado, 27 de abril. As apresentações iniciaram às 17h45min, celebrando o dia de São Marcos e os 75 anos da Igreja Matriz de Marcorama.

Após a leitura de um histórico da comunidade, recordando alguns fatos históricos da Comunidade de Marcorama e culminando com a Inauguração da Igreja, em 23 de janeiro de 1949, o Quarteto de Sopros apresentou composições de Rock, Choro e temas de filmes, entre outros estilos musicais. A apresentação do Imagina Coro trouxe a música popular brasileira e no bis, internacional. Juntos, apresentaram "O Descobridor dos Sete Mares" de Tim Maia.

O Quarteto de Sopros é composto por: Bruno Gelmini, no saxofone soprano; Ricardo Aliati Masutti, no saxofone alto; Luiz Carlos Zeni Júnior, no saxofone tenor; Caroline Milan Guarnieri; saxofone barítono. Tem como proposta realizar concertos de câmara de forma itinerante, representando a Orquestra Municipal. A Orquestra é mantida por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Garibaldi.

O Imagina Coro nasceu na escola da comunidade de Marcorama, em 2013. Em 2018 abriu um polo na Escola Santa Mônica e em 2019, na Escola Dante Grossi. Atende mais de 30 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos. A preparação vocal e regência é da musicista Marieli Oliveira, com acompanhamento dos músicos Maicol Villa e Gustavo Berté. Tem apoio do COMDICA de Garibaldi, sendo esse projeto todo escrito pela Escola Musical Center de Garibaldi.

Dentro de uma comunidade, o espaço de celebração é sempre muito especial. O templo é símbolo da Igreja. Em Cristo, formamos um corpo único, do qual somos membros (Cf. 1Cor 12,27). Em Cristo, somos também um templo espiritual (Cf. 1Cor 3,17), do qual somos pedras vivas, tendo o Senhor como pedra angular (Cf. 2Pe. 2,5-6).

Após a apresentação, o jantar no salão Comunitário encerrou a programação Festiva.