02/10/2019

Programação da festa de Santa Teresa, padroeira de Caxias, inicia no próximo domingo

A Festa de Santa Teresa D´Ávila, padroeira da Catedral Diocesana e da Cidade de Caxias do Sul, inicia no dia 6 de outubro com a Novena Preparatória e segue até dia 16 de outubro. O lema "Com Santa Teresa D’&Aac...

A Festa de Santa Teresa D´Ávila, padroeira da Catedral Diocesana e da Cidade de Caxias do Sul, inicia no dia 6 de outubro com a Novena Preparatória e segue até dia 16 de outubro. O lema "Com Santa Teresa D’Ávila, batizados e enviados!" reflete o Mês Missionário Extraordinário proclamado pelo Papa Francisco para outubro. Já o tema "Castelo Interior – O encontro com Cristo!", remete ao livro mais conhecido da Santa, "As moradas do Castelo Interior", que guiará as reflexões da Novena.

Os encontros da Novena ocorrem sempre às 19h, de 6 a 14 de outubro. Já a programação para as festividades possuem diferentes horários: no dia 13, às 10h30min, será celebrada missa campal no Monumento de Santa Teresa na BR-116, Bairro São Leopoldo, seguida de almoço no Salão do Carmelo (Rua Dante Pelizzari, 1448), com ingressos a 40 reais (adulto) e 20 reais (de 5 a 10 anos), que podem ser adquiridos na secretaria da Catedral. No dia 15 de outubro, dia votivo da Santa, após as missas das 12h, 16h e 19h, haverá bênção da saúde e dos educadores com a entrega da lembrança de Santa Teresa. No dia 16, às 20h, ocorrerá apresentação da Orquestra Sinfônica da UCS na Catedral.

"É a oportunidade da cidade de Caxias do Sul conhecer mais sobre sua padroeira, uma Santa mística e doutora, e seus escritos tão profundos, em um momento muito especial, proclamado pelo Papa como o Mês Missionário. Certamente, será uma Festa muito enriquecedora", afirma o pároco da Catedral de Caxias, padre Paulo César Nodari.

Programação:

NOVENA PREPARATÓRIA

06/10/2019 – Primeira Noite – 19h

Introdução ao Castelo Interior: caminho de peregrinação pelas Sete Moradas

07/10/2019 – Segunda Noite – 19h

Primeira Morada: Formosura e dignidade da alma -  Graça: Oração

08/10/2019 – Terceira Noite – 19h

Segunda Morada: Perseverança para chegar às últimas moradas - Graça: Perseverança

09/10/2019 – Quarta Noite – 19h

Terceira Morada: Incertezas e inseguranças do caminho - Graça: Vigilância

10/10/2019 – Quinta Noite – 19h

Quarta Morada: Contentamentos e verdadeira felicidade  - Graça: Felicidade verdadeira

11/10/2019 – Sexta Noite – 19h

Quinta Morada: União da alma com Deus - Graça: Discernimento

(Será transmitido o filme "Irmã Dulce dos Pobres", às 19h30min, no Espaço Mater Dei, em comemoração a sua canonização, que ocorrerá no dia 13 de outubro)

12/10/2019 – Sétima Noite – 19h

Sexta Morada: Os sofrimentos interiores - Graça: Amor

13/10/2019 – Oitava Noite – 19h – Missa dos Cantares

Sétima Morada: Encontro com Cristo - Graça: Vida espiritual

14/10/2019 – Nona Noite – 19h

Considerações sobre Santa Teresa: batizada e enviada - Graça: Vida batismal

(Missa de Ação de graças pelos 120 anos de inauguração da Catedral e bênção do templo.)

Festividades

13/10/2019

Missa no Monumento Santa Teresa D’Ávila – 10h30min

Almoço da Festa de Santa Teresa d’Ávila – 12h30min (Salão da Comunidade Nossa Senhora do Carmo – Carmelo – Rua Dante Pelizzari, 1448 – Bairro Panazzolo).

Cardápio: Galeto, carne suína, risoto, maionese, salada verde, pão, vinho, refrigerante, sagu com creme e café.

Preço: 40,00 (Adulto) e 20,00 (Criança de 5 a 10 anos)

15/10/2019 – Festa Solene

Após as missas das 12h, 16h e 19h, bênção da saúde e dos educadores com a entrega da lembrança de Santa Teresa D’Ávila.

16/10/2019 - Apresentação da Orquestra Sinfônica da UCS na Catedral – 20h

Sobre Santa Teresa D'Ávila: Teresa D´Ávila nasceu na Espanha no ano de 1515. Seus escritos relatam sobre o amor do encontro da alma com Deus. Percebeu que era preciso criar um novo estilo de vida religiosa, fundando 16 carmelos. Foi nomeada “Doutora da Igreja”, em 1970, pelo Papa Paulo VI, em função da profundidade de seus escritos, que são estudados até hoje por psicólogos e psicanalistas. Foi escolhida padroeira de Caxias do Sul pelos imigrantes italianos para homenagear a imperatriz Teresa Cristina, em gratidão às terras recebidas na colonização.