30/11/2020

Projeto Caxias do Amor: milhares de famílias estão sem alimentos após redução no número das doações

No mês de abril, a Diocese de Caxias do Sul lançou o projeto Caxias do Amor: a caridade também contagia. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para as famílias carentes do município. Ao longo dos meses, o número de famílias atendidas pela Fundação de Assistência Social (FAS) aumentou cada vez mais, reflexo da situação socio-econômica causada também pela pandemia. Por outro lado, o número de doações vem diminuindo. Com a proximidade do Natal, a Diocese de Caxias do Sul convida como um gesto concreto de solidariedade à doação de alimentos não perecíveis para este projeto. Atualmente, mais de 1500 famílias dependem destas doações.

Qual é o destino das doações?

As doações de alimentos não-perecíveis nos pontos de coleta foram encaminhadas em forma de cestas básicas ou, diariamente, foram utilizadas para a fabricação de marmitas preparadas em diversas cozinhas comunitárias. De acordo com dados do Banco de Alimentos e da FAS, no mês de junho, quando aconteceu a maior arrecadação, foram atendidas 1504 famílias com cestas básicas e 27.153 pessoas com marmitas. Os bairros atendidos são: Canyon, Mariani, Morada do Sol, Santa Tereza, São Gabriel, Vila Amélia, Centenário I, Campos da Serra – Irmão Sol e a Casa de Acolhida Luis Matias. Infelizmente, essas doações caíram. No mês de outubro, elas foram suficientes para manter as doações de marmitas, porém, apenas 203 famílias foram atendidas com cestas básicas, ficando desassistidas 1301 famílias.

Quem está promovendo e apoiando o projeto?

O projeto acontece em parceria com a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Banco de Alimentos, Fundação de Assistência Social (FAS), Centro da Indústria e Comércio (CIC), Sindilojas, Sindigêneros, ADCE, Ceasa e Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Além destas entidades, centenas de locais de arrecadação como supermercados e farmácias, fazem parte desta rede de solidariedade.

Confira os pontos de coleta e faça a sua doação:

TODAS AS PARÓQUIAS DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL

MERCADOS, FRUTEIRAS E COMÉRCIOS DE ALIMENTOS EM GERAL:

• Supermercados e Hipermercado Zaffari

• Farmácia Central - Júlio de Castilhos, 1691
  • Maxxi Econômica - Dr. Montauri, 1225
  • Farmec

POSTOS DE COMBUSTÍVEL (PONTOS DE RECOLHIMENTO DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS E PRODUTOS DE HIGIENE)

• Rede de Postos SIM
  • Postos Comboio