Pastoral Vocacional
21/02/2024

35º Curso Anual dos Seminaristas da Diocese de Caxias reflete a relação entre Gaudium et Spes e Evangelii Gaudium

O assessor do curso foi Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre; também durante a atividade, aconteceu um momento de mesa-temática sobre os 10 anos do Pontificado do Papa Francisco

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, os seminaristas da Diocese de Caxias do Sul promoveram o 35º Curso Anual dos Seminaristas, que marca o início do ano formativo para a Diocese. Em 2024, a atividade refletiu sobre “A presença e o anúncio da Igreja no mundo atual - uma relação entre Gaudium et Spes e Evangelii Gaudium”. O assessor do curso foi Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Também durante o curso, aconteceu um momento de mesa-temática sobre os 10 anos do Pontificado do Papa Francisco. Participaram da conversa o padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário de Caravaggio, o padre Luciano Dalmolin, coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese e assistente do Seminário São José, e Fabiana Pasa, psicóloga e mestre em Teologia, membro da equipe diocesana da Escola Diaconal São Filipe. O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, também esteve presente no encontro, bem como o reitor nomeado do Seminário Maior São José, padre Eleandro Teles, que assume a função no próximo domingo, dia 24.

Participaram do curso os seminaristas da Diocese de Caxias do Sul, nas etapas da Configuração (Teologia), do Discipulado (Filosofia) e do Propedêutico; o encontro também contou com a participação da Escola Diaconal através de alguns dos candidatos que estão no processo de formação, e algumas esposas. Além destes, como a exemplo de outros anos, também os seminaristas da Diocese de Montenegro, nas etapas da Configuração e do Discipulado, acompanharam esse momento de formação e convivência.

Com informações e fotos de Sergio Viegas Nunes, representante dos seminários na Pastoral da Comunicação da Diocese.