Pastoral Vocacional
26/02/2024

Aberto o ano acadêmico de 2024 nos seminários da Diocese de Caxias do Sul

Em Missa presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, também foi realizada a posse do padre Eleandro Teles como reitor do Seminário Maior São José; ele permanece como referencial para a formação dos seminaristas da Teologia

Aberto o ano acadêmico de 2024 nos seminários da Diocese de Caxias do Sul

Com a celebração da Missa do II Domingo da Quaresma, no dia 25 de fevereiro, a Diocese de Caxias do Sul deu abertura oficial ao ano acadêmico de 2024 nos seminários. A Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, também marcou a posse do padre Eleandro Teles como reitor do Seminário Maior São José, casa que reúne dois seminaristas que ingressaram no Curso Propedêutico e dois da etapa do Discipulado (Filosofia).

A Missa foi concelebrada pelo vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, que até então era o reitor da Casa, e pelo coordenador da Pastoral Vocacional e assistente na formação, padre Luciano Dalmolin. A celebração contou com a presença de colaboradores e amigos do seminário.

Além da função de reitor no Seminário Maior São José e de ser o chanceler do bispado, o padre Eleandro Teles também permanece na função de referencial da Diocese de Caxias do Sul para os seminaristas da Configuração (Teologia), que residem no Seminário São João Batista, da Diocese de Montenegro, em Viamão. Neste ano serão quatro jovens na etapa da Teologia e um jovem em estágio pastoral na Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves.

Em sua homilia, Dom José Gislon destacou a importância da prioridade da Igreja na formação dos presbíteros, porque são estes os homens chamados a cuidar do povo de Deus e conduzi-lo ao Senhor. Já empossado, padre Eleandro ressalta um dos desafios: buscar a unidade. "Um dos principais desafios da formação, hoje, também é a unidade. É preciso viver em unidade, como Igreja de Cristo, expressa na comunhão com o Papa Francisco, com os bispos e a nossa unidade diocesana e, nela, ir trabalhando e superando as divisões para buscarmos integrar os dons, carismas e qualidades a serviço do Evangelho".