Cáritas
19/06/2024

Cáritas da Diocese de Caxias do Sul se reúne em assembleia e elege diretoria no processo de rearticulação de atividades

Encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, reuniu mais de 70 pessoas de diversas paróquias, movimentos e pastorais, além de instituições da sociedade civil organizada, além do bispo diocesano, Dom José Gislon

A Cáritas da Diocese de Caxias do Sul, braço de caridade da Igreja Católica, esteve reunida na noite da terça-feira, 18 de junho, em assembleia eletiva. O organismo que está em processo de rearticulação na Diocese, reuniu mais de 70 pessoas no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP). Participaram da atividade membros de diversas paróquias, movimentos e pastorais, além de instituições da sociedade civil organizada, além do bispo diocesano, Dom José Gislon.

O encontro foi conduzido pelo coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira e pela coordenadora do secretariado diocesano da Cáritas, Loiva Menezes. No início, aconteceu uma breve apresentação institucional da Cáritas em todos os seus âmbitos e seus pilares de atuação e, logo depois, foi lido o documento do Estatuto da Cáritas Diocesana elaborado por um advogado e aprovado pelos presentes.

De acordo com Loiva, a assembleia é o primeiro grande passo da Cáritas para dar caráter jurídico e dar corpo às ações e projetos. "A assembleia concretiza o nosso compromisso como organismo da Igreja Católica. Agora vamos trabalhar com a diretoria um plano e traçar as ações para, pelo menos dois anos, buscando contemplar todas as paróquias e cidades da Diocese".

A partir disso, foi eleita a diretoria que vai estar à frente da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul neste processo de reorganização, com a abertura de CNPJ e demais questões jurídicas e pastorais.

Diretoria da Cáritas Diocese de Caxias do Sul

Presidente: Dom José Gislon