Carta Apostólica Desiderio Desideravi e o Vaticano II embasaram Razões da Fé sobre a formação litúrgica
Entre os dias 15 de janeiro e 05 de fevereiro, a produção que foi ao ar pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese de Caxias refletiu sobre a formação litúrgica do povo de Deus em seus aspectos, acesse aqui
A formação litúrgica do povo de Deus a partir da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, e das constituições Sacrosanctum Concilium e Dei Verbum, foi tema de uma série de quatro debates no programa Razões da Fé, neste início de ano. Entre os dias 15 de janeiro e 05 de fevereiro, a produção que foi ao ar pela Rádio Miriam Caravaggio e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul refletiu sobre a importância de uma formação eclesial madura para celebrar a vida da Igreja na liturgia e a liturgia na vida da Igreja.
No dia 15 de janeiro, o tema escolhido "Litúrgico ou não litúrgico: a beleza da oração do povo de Deus", foi debatido pelo padre Marciano Guerra, reitor do Seminário São José, em Caxias, e pelo jornalista Leandro Ávila, leigo que coordena a liturgia no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. No domingo seguinte, a reflexão: "Canto Litúrgico: a beleza da canção na oração do povo de Deus", teve a presença do diácono Cristian Fabiani e da professora de canto e violão, Ana Paula Biondo Longhi.
Dando sequência aos painéis sobre formação litúrgica do povo de Deus, tendo por base a Carta Apostólica Desiderio Desideravi e a constituição Dei Verbum, do Vaticano II, no dia 29 de janeiro, a reflexão foi sobre o tema: "A Sagrada Escritura na oração do povo de Deus", com a presença da psicóloga e mestre em Teologia, Fabiane Pasa, e da coordenadora da Pastoral Catequética na Paróquia São Pelegrino, em Caxias, Maristela Toigo. O encerramento da série, em 03 de fevereiro, trouxe a riqueza da explanação catequética sobre a Missa, com a presença do padre Mário Benvenuto Pedrotti, que aos 90 anos é o sacerdote mais longevo da Diocese de Caxias do Sul e viveu a transição do Concílio Vaticano II, e o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana.
Produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, o programa vai ao ar aos domingos, das 07h às 08h, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio, FM 95.7, com reprise às 22h. O Razões da Fé também é gravado em áudio e vídeo e tem sua veiculação também nas plataformas digitais: aos domingos, a partir das 09h, estará no Spotify da Rádio Miriam Caravaggio e, à noite, a partir das 20h30min, pelo Facebook e YouTube da Diocese de Caxias do Sul, além da seção de áudios no site da Diocese. Nas segundas-feiras à noite, o conteúdo também é veiculado pela TV Serra, canal 526 da NET, em Farroupilha.
A proposta deseja ser um instrumento de formação para todos os católicos, sempre de acordo com os documentos da Igreja, contando com convidados que integrem grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul.