"Católico por tradição, obrigação, convicção ou falta de opção?" provoca o programa Razões da Fé sobre o Censo do IBGE
A conversa reúne a professora e pesquisadora Vânia Herédia, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Pereira, e o assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon; eles analisam os dados do Censo religioso e seu significado para o caminho da Igreja
O programa Razões da Fé que vai ao ar de forma inédita nesta quarta-feira, 30 de julho, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul irá refletir sobre os dados do Censo das religiões divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir do contexto do recenseamento de 2022. A produção provoca a reflexão a partir do tema: "Católico por tradição, obrigação, convicção ou falta de opção?".
A conversa reúne a professora e pesquisadora Vânia Herédia, o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon. A mediação do programa é do assessor de comunicação da Diocese, jornalista Felipe Padilha.
Durante o programa, os convidados recontam a história da organização social das cidades que hoje compõem o território da Diocese. Além de apontar os aspectos socioculturais que podem ter levado as pessoas a se declararem "sem religião", uma vez que o número cresceu 108% em 2022 na comparação com o Censo de 2010. São apontadas luzes e esperanças também sobre o caminho da evangelização juvenil e a pastoral diocesana que está construindo seu novo plano de ação de forma sinodal.
Produzido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul, o Razões da Fé tem sua exibição inédita às quartas-feiras, às 20h, pela Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais YouTube e Facebook da Diocese. Ele também é reprisado aos domingos, das 07h às 08h e das 22h às 23h, na Rádio Miriam Caravaggio. Além disso, o conteúdo é veiculado às terças-feiras pela TV Serra (canal 526 da NET) em Farroupilha.
O programa reafirma seu compromisso de ser um instrumento de formação para todos os católicos, trazendo convidados que representam os diversos grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul, sempre em sintonia com os ensinamentos da Igreja.