DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral da Comunicação
27/03/2023

Últimos dias para se inscrever na Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul e UCS

Concebida a partir de uma parceria entre Diocese de Caxias do Sul e UCS, a segunda edição da Escola de Comunicadores segue com inscrições abertas até o dia 31 de março pelo link ao final da matéria

Últimos dias para se inscrever na Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul e UCS

Concebida a partir de uma parceria entre Diocese de Caxias do Sul e Universidade de Caxias do Sul (UCS), a segunda edição da Escola de Comunicadores entra na última semana de inscrições: até o dia 31 de março. O curso de extensão universitária tem por objetivo atender a demanda de formação dos responsáveis pela atualização das redes sociais e demais iniciativas de comunicação das paróquias e comunidades da Igreja, sem deixar de lado os movimentos e pastorais.

A Escola de Comunicadores 2023 inovou em relação à primeira turma, no ano passado. Neste ano, os encontros são híbridos e com transmissão síncrona pelo aplicativo Zoom. A novidade está permitindo a participação de agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) não somente da Diocese de Caxias do Sul, mas de outros lugares como Londrina e Ponta Grossa, no Paraná, e Rio de Janeiro, além de outras dioceses gaúchas, como Osório, Santo Ângelo e Montenegro.

Já aconteceram dois encontros: no dia 04 de março, duas conferência deram a abertura ao curso. "Comunicação para a paz em tempos de sinodalidade" e "Comunicar a Campanha da Fraternidade" foram os temas. Na quarta-feira, 15 de março, o encontro virtual tratou sobre a comunicação da Semana Santa e do Tríduo Pascal.

O curso terá sequência com 13 aulas virtuais sempre nas segundas e quartas quartas-feiras de cada mês, das 20h às 21h30min. Na próxima quarta-feira, 29 de março, a irmã paulina Helena Corazza, irá tratar sobre o Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II sobre a comunicação. As aulas pelo Zoom terão duas temáticas: o primeiro encontro do mês terá objetivos práticos, tais como: planejamento de comunicação para festa do padroeiro, ou ainda, estratégias para comunicar o Dízimo, dentre outros. O segundo, por sua vez, irá tratar sobre os documentos e decretos da Igreja acerca da comunicação.

As inscrições seguem até o dia 31 de março de 2023. Para quem não conseguiu participar das conferências realizadas no sábado, 04 de março, e na quarta-feira, 15 de março, as aulas permanecem gravadas e foi preparada uma atividade sobre cada um dos momentos, sendo que o participante deve realizá-la e postá-la na pasta aberta para essa finalidade no Google Drive.

Além dessas atividades virtuais, outros dois encontros presenciais, mas também transmitidos de forma síncrona para participantes que acompanham a Escola de forma remota, serão realizados em julho e outubro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Estes encontros englobarão teoria e prática sobre assuntos como: produção fotográfica, audiovisual e de artes gráficas. Todo o percurso formativo terá o total de 40 horas/aula, com certificação para quem alcançar 75% de efetividade. 

O investimento será de R$ 292,00 (duzentos e noventa e dois reais). O valor inclui o custeio da formação e dos assessores, bem como a emissão de certificado. Além deste valor, cada etapa presencial terá o valor de R$ 55,00 a serem pagos ao Centro Diocesano de Formação Pastoral, pelos lanches e almoço do dia.

Clicando no link abaixo é possível realizar a inscrição e escolher a forma de pagamento, que pode ser à vista, por boleto, com 5% de desconto, ou em duas vezes. Também é possível pagar por meio de cartão de crédito. Os encontros iniciam em março e seguem até o mês de outubro de 2023.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

Confira a programação completa, com as datas e nomes de assessores

ENCONTRO 1 – dia 04/03/2023 (já realizado: as aulas estão gravadas e foi disponibilizada uma atividade sobre cada conferência para ser realizada e postada)

- Comunicar para a paz em tempos de sinodalidade - Dom Carlos Rômulo (Bispo de Montenegro e referencial para a Comunicação do Regional Sul 3)
- Comunicar a Campanha da Fraternidade - Pe. Tiago Síbula (Assessor CNBB) 

 

ENCONTROS A DISTÂNCIA – 1h30min cada um, sempre com início às 20h

15/03 - Comunicar a Semana Santa e o Tríduo Pascal - Pe. Marciano Guerra  (já realizado: a aula está gravada e foi disponibilizada uma atividade sobre cada conferência para ser realizada e postada)

29/03 - Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II - Ir. Helena Corazza

12/04 - Como estruturar um plano de comunicação para festas dos padroeiros? - Felipe Padilha

26/04 - Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023 - Greice Pozzatto (Coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 3 da CNBB)

10/05 - Como comunicar o Dízimo de forma estratégica? - Pe. Adriano Mattana (Catedral de Palmas-Francisco Beltrão)

24/05 - Instrução Pastoral Communio et Progressio, de São Paulo VI - Ir. Joana Puntel

14/06 - Como comunicar o Ano Vocacional e o Mês das Vocações? - Ir. Maristela Ganassini (Membro da Comissão central do Ano Vocacional do Brasil)

28/06 - Instrução Pastoral Aetatis novae, do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais - Prof. Jacob Raul Hoffmann (UCS)

 

ENCONTRO 2 (PRESENCIAL - COM TRANSMISSÃO SÍNCRONA) – dia 01/07/2023, das 08h30min às 16h20min

Laboratório de produção de artes gráficas - Leandro Ávila (Santuário de Caravaggio) e Maurício Poletto Deon (Finis Comunicação)

 

ENCONTROS A DISTÂNCIA – 1h30min cada um

12/07- Como comunicar o Sínodo dos Bispos 2021-2024 nas Dioceses e paróquias? - Dom Joaquim Giovani Mol (Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB)

26/07 - O que é a Pastoral da Comunicação? - Marcus Tullius (Coordenador da Pascom Brasil)

09/08 - Como comunicar o Mês da Bíblia? - Frei Darlei Zanon

23/08 - Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil - Manuela Castro (Assessora de Comunicação da CNBB)

13/09 - Como comunicar o Mês Missionário? - Victória Holzbach (Assessora de Comunicação da CNBB - Regional Sul 3)

27/09 - Como estruturar a Pascom em uma Diocese/Paróquia? - Ricardo Alvarenga (Signis Brasil)

 

ENCONTRO 3 (PRESENCIAL - COM TRANSMISSÃO SÍNCRONA) – dia 21/10/2023, das 08h30min às 16h20min

Laboratório fotografia e gravação de vídeo - Professor Edson Luiz Corrêa (UCS) e Larissa Rizzon

Missa de envio e entrega dos certificados

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias