DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral da Educação
04/03/2026

Comissão de Educação e Cultura da Diocese de Caxias organiza reunião do bispo com os padres que atuam nas escolas católicas

A atividade, que teve a presença do bispo Dom José Gislon, foi o primeiro passo da caminhada que tem o objetivo de partilhar experiências e alinhar as diretrizes da Pastoral Escolar junto às instituições de ensino confessionais

Comissão de Educação e Cultura da Diocese de Caxias organiza reunião do bispo com os padres que atuam nas escolas católicas

Na terça-feira, 03 de março, a Comissão de Educação e Cultura da Diocese de Caxias do Sul promoveu um encontro que reuniu os padres que atuam na área educativa e acompanham as escolas católicas. A atividade, que teve a presença do bispo Dom José Gislon, foi o primeiro passo da caminhada que tem o objetivo de partilhar experiências e alinhar as diretrizes da Pastoral Escolar junto às instituições de ensino confessionais

O encontro serviu para mapear a realidade espiritual e pastoral vivida por famílias, professores, funcionários e estudantes, sendo que durante a reunião, Dom José Gislon realizou um resgate histórico da atuação da Igreja no campo da educação. O bispo foi enfático ao declarar que as instituições não podem permitir a diluição de suas identidades e dos carismas dos fundadores.

Dom José refletiu que o desafio atual é entender os sinais dos tempos para que a presença eclesial nas escolas resulte em um impacto real na juventude, incentivando o protagonismo dos estudantes e reforçando o papel da caridade e do voluntariado. O referencial diocesano da Comissão de Educação e Cultura, Marco Antonio Gonçalves destacou que o encontro fortalece a sinergia entre o que é discutido pelos pastoralistas nas escolas e a orientação dada pelos sacerdotes.

Como desdobramento prático, os contatos dos sacerdotes presentes foram integrados à Comissão Diocesana de Educação e Cultura, para garantir que os padres e diáconos estejam a par das decisões e discussões escolares, permitindo que seus atendimentos e reflexões espirituais estejam em total sintonia com o cotidiano das instituições.

A atividade também contou com a participação do vigário geral e coordenador da Ação Evangelizadora, padre Leonardo Inácio Pereira. Estiveram presentes também o assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, e o coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, padre Luciano Dalmolin, além do diácono Henrique Rauch.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias