18/03/2023

Conselho de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul pontua linhas de ação para os anos de 2023 e 2024

Encontro, no Centro de Formação Pastoral, fez ressonância à reunião de dezembro de 2022 e, ao abordar as contribuições dos participantes daquela atividade, foram explanadas as ações que seguem as linhas do Plano de Pastoral e as DGAE

O Centro Diocesano de Formação Pastoral de Caxias do Sul acolheu, na manhã deste sábado, 18 de março, o encontro do Conselho Diocesano de Pastoral. Mais de 60 pessoas de cinco das sete Regiões de Pastoral, dos movimentos e pastorais de expressão diocesana, das congregações religiosas, além do bispo diocesano, do vigário geral e coordenador de Pastoral e do ecônomo, estiveram reunidas para pontuar as linhas de ação da Diocese, no contexto da pastoral, para os anos de 2023 e 2024.

A atividade iniciou com a recordação do Ano Vocacional do Brasil que a Igreja está vivenciando até o mês de novembro de 2023. Logo depois, o bispo diocesano, Dom José Gislon, fez sua saudação e referenciou a data do Conselho sob a intercessão de São José, patrono universal da Igreja e celebrado neste final de semana. O bispo enalteceu a força e a missão dos leigos e leigas que são cooperadores dos religiosos, dos sacerdotes e dos bispos na ação evangelizadora no contexto eclesial e na sociedade.

O momento de oração foi baseado na leitura que norteia o Ano Vocacional do Brasil, a narrativa dos Discípulos de Emaús. Na sequência, o coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira,  fez memória e ressonância à reunião de dezembro de 2022, buscando abordar as linhas do Plano Diocesano de Pastoral 2021-2023 e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023.

Realizado o momento da recordação da caminhada, a equipe da Coordenação Diocesana de Pastoral, fez a explanação das ações que a Diocese de Caxias do Sul buscará efetivar em 2023 e 2024, agrupadas pelos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária, conforme as DGAE e, em cumprimento ao Plano de Pastoral.

• Pilar da Palavra:
    • Anúncio do Kerygma.
    • Retomada efetiva do projeto diocesano do Batismo.
    • Projeto "No Caminho da Catequese", que prevê diversos passos, como o censo catequético, a formação de catequistas tendo em vista a instituição do Ministério de Catequista e os encontros catequéticos do Ano Vocacional.
    • Formação permanente, com a base comum curricular das Escolas de Teologia nas Regiões Pastorais, a Escola de Formação de Lideranças, a formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística nas Regiões de Pastoral e a Escola da Fé, que irá envolver os seminaristas da Configuração das  Dioceses de Caxias do Sul e Montenegro.

• Pilar do Pão:
    • Retomar a Escola Diocesana de Liturgia.
    • Formação sobre o livro de cantos "Cantando a uma só Voz".
    • Retomar os ensaios de cantos nos tempos litúrgicos, nas Regiões de Pastoral.
    • Rearticulação das comissões diocesanas de Liturgia, Música Litúrgica e Arquitetura e Arte Sacra.
    • Formação sobre o Diretório Litúrgico-Pastoral da Diocese de Caxias do Sul.
    • Subsídio litúrgico semanal.

• Pilar da Caridade:
    • ​Mapeamento das ações da caridade na coleta e distribuição de alimentos.
    • Articulação da Cáritas Diocesana.
    • Atividade sobre a Encílica Laudato Si' (filme "A Carta").
    • Fortalecer as ações das Pastorais Sociais e do Cuidado.
    • Economia Solidária, com a reestruturação da Pastoral do Dízimo na Diocese de Caxias do Sul e buscando a transparência das contas eclesiais.

• Pilar da Ação Missionária
    • Incentivar a criação das pastorais da acolhida, da escuta e dos enlutados nas paróquias de maior fluxo de público e nos santuários.
    • Retomar as Santas Missões Populares das Regiões de Pastoral.
    • Articulação da Pastoral da Comunicação Diocesana e nas Paróquias.

• Projetos transversais e comuns
    • ​Sinodalidade Eclesial
      • ​Assembleia do Povo de Deus na data do último Conselho do ano, em 09 de dezembro
      • Comunhão dos Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades
      • Formação específica para a gestão paroquial
    • ​​​​Pastoral Vocacional
      • ​Comunicar o Ano Vocacional
      • Assumir, juntos, as camisetas do Ano Vocacional para os sacramentos
      • Criar e fortalecer as Equipes Vocacionais Paroquiais e promover a Pastoral dos Coroinhas nas Paróquias
      • Fortalecer e criar os Grupos Vocacionais nas Regiões de Pastoral, acompanhando jovens de forma personalizada no projeto "Vinde e Vede".

​O vigário episcopal do Vicariato de Nova Prata, padre Álvaro Luiz Pinzetta, fez memória aos 10 anos de criação do Vicariato, em março de 2013, e a celebração de Missa em ação de graças no dia 19 de março, em Nova Prata, com a presença de Dom José Gislon. Em outro momento de partilha, no contexto do trabalho das pastorais sociais e do cuidado, a diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco e o advogado da instituição, Adriano Pistorelo, explanaram a realidade migratória na região da Serra e a importância do apoio da organização diocesana ao CAM.

A conclusão do encontro foi com o almoço de confraternização. O próximo Conselho Diocesano de Pastoral está marcado para o dia 19 de agosto de 2023.