Paróquia Santo Antônio BG
23/01/2023

Devoção a Santo Antônio e presença da Igreja é levada às ruas de Bento Gonçalves no desfile cênico do Bento em Vindima 2023

Comunidade pôde conhecer a equipe de festeiros e festeiros jovens que atuarão nos festejos de 2023 em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves e recebeu o tradicional pãozinho de Santo Antônio

Entre os dias 19 e 29 de janeiro, o centro da cidade de Bento Gonçalves sedia diferentes atividades do Bento em Vindima 2023. No final da tarde da quinta-feira, 19 de janeiro, aconteceu a abertura do Bento em Vindima 2022, junto à Via Del Vino. O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, participou da solenidade de abertura e deu a bênção à colheita da uva, aos frutos e aos agricultores.

No mesmo dia e também no domingo, 22 de janeiro, os festeiros e festeiros jovens da 145ª Festa de Santo Antônio participaram do Desfile Cênico "O Mundo do Vinho", na Via Del Vino. Participando da ala 7 do espetáculo "Santo Antônio, nosso Padroeiro", os festeiros levaram consigo uma réplica do quadro trazido da Itália pelo padre Giovanni Menegotto, em 1878, que deu início à devoção ao santo português, conhecido por sua ação junto aos paduanos.

Na sequência, foi apresentado à comunidade o cartaz da 145ª Festa de Santo Antônio, que será celebrada em 13 de junho de 2023 e o quadro do padre Tomé Lunelli, o primeiro bentogonçalvense ordenado sacerdote, em 1923, cujo centenário é celebrado neste ano.

A imagem de Santo Antônio, carregada pelos festeiros jovens e o carro alegórico com a réplica em miniatura do Santuário Santo Antônio foram o centro da ala que tratou a importância da fé na construção de Bento Gonçalves. Sobre o carro, os padres abençoaram as pessoas que acompanhavam o desfile e, logo atrás, os festeiros distribuíram os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio.

Os festeiros irão participar dos demais desfiles cênicos do Bento em Vindima, nos dias 26 e 29 de janeiro, sempre às 20h, na Via Del Vino. A Paróquia Santo Antônio é uma das apoiadoras do evento, que é promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves.