Diocese de Caxias do Sul apresenta trabalho de atualização do livro de cantos para as celebrações litúrgicas
O livro está na fase final de revisão e diagramação. Após, seguirá para a impressão. A previsão é de que para o Advento 2025 esteja pronto o livro de cantos e para a Páscoa 2026 o livro de partituras e, na sequência, o livro de cifras
"Cantando a uma só voz" é o livro de cantos litúrgicos e pastorais oficial da Diocese de Caxias do Sul que foi preparado entre 2010 e 2011, aprovado e publicado em 2012. Doze anos após o lançamento, a Comissão Diocesana de Música Litúrgica iniciou, desde outubro de 2024, um processo de revisão e atualização do subsídio.
Com a publicação da nova tradução da terceira edição típica do Missal Romano, em novembro de 2023, algumas orações rituais da Missa sofreram alterações tornando partes do livro de cantos desatualizado. É o caso das respostas das orações eucarísticas, que, por exemplo, de “Santificai nossa oferenda ó Senhor” mudou para “Enviai o vosso Espírito Santo”. De acordo com o coordenador da Comissão de Música Litúrgica da Diocese de Caxias, padre Cristian Fabiani, “com a nova tradução, há, nestes primeiros tempos, uma dificuldade concreta na celebração da Missa, na participação do povo, para responder às orações e o ato penitencial, especialmente”.
Diante dessa constatação, ouvido também o Conselho de Presbíteros, a equipe diocesana de Pastoral e a Comissão de Liturgia, foi pensada a revisão do livro com as atualizações de acordo com o Missal e uma nova seleção de cantos litúrgicos. O novo livro será em formato de hinário, ou seja, um livro específico com os cantos apropriados para as Missas e Celebrações da Palavra. Contará, também, com uma letra maior e um novo tamanho e diagramação.
Conjuntamente com o hinário, será lançado o livro de partituras. Estas, estão sendo revisadas e ajustadas pelo regente Gerson de Souza, integrante da comissão. “É uma novidade em relação ao livro anterior e que auxiliará muito os músicos”, pontua padre Cristian.
O livro está na fase final de revisão e diagramação. Após, seguirá para a impressão. A previsão é de que para o Advento 2025 esteja pronto o livro de cantos e para a Páscoa 2026 o livro de partituras. Será lançado também o livro de cifras e, em um segundo momento, no futuro, as gravações dos cantos. Para o próximo ano, estão previstos encontros formativos e ensaios de cantos.
A Diocese de Caxias do Sul possui uma tradição com mais de 80 anos nas composições e adaptações de música para a Igreja. De acordo com o padre Cristian, em 1941 foi lançado o primeiro hinário diocesano intitulado “‘Cantai ao Senhor’ - Laudate Dominum in hymnis et canticis”, a pedido do bispo Dom José Baréa - que era compositor -, sendo coordenado, revisado e ampliado ao longo dos anos pelo Frei Exupério de La Compôte auxiliado pelo Mons. João Meneguzzi.
“Os freis capuchinhos, desde o início, auxiliaram no desenvolvimento desses subsídios de cantos, partituras, arranjos para harmônio, composições e outros tantos que foram muito importantes na história da Diocese. E nós, hoje, estamos dando continuidade a esse trabalho iniciado há 85 anos com as atualizações necessárias para que esse legado continue ajudando os fiéis a rezarem através de uma participação ativa nas celebrações e contribuindo para que haja uma comunhão diocesana no que se refere ao canto e a música”, finaliza.