DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Campanha da Fraternidade
14/02/2024

Diocese de Caxias do Sul lança edital para projetos que queiram receber recursos da Campanha da Fraternidade 2024

Anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024; da totalidade de recursos da coleta do Domingo de Ramos, 50% ficam na Diocese para investimento nos projetos apresentados por meio do edital

Diocese de Caxias do Sul lança edital para projetos que queiram receber recursos da Campanha da Fraternidade 2024

Durante a coletiva de imprensa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024 na Diocese de Caxias do Sul, na manhã da Quarta-feira de Cinzas, 14 de abril, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira lançou oficialmente o edital diocesano para que as pastorais, serviços e outros organismos da sociedade civil possam inscrever projetos com a finalidade de receberem recursos da Coleta Nacional da Solidariedade. A ação acontece em todas as comunidades católicas do Brasil no Domingo de Ramos (em 2024 será em 24 de março).

Da totalidade de recursos, 50% ficam na Diocese para investimento nos projetos apresentados por meio do edital; 10% são enviados ao Regional Sul 3 da CNBB e os demais 40%, para a CNBB, para investimentos no Fundo Nacional de Solidariedade, em projetos inscritos em edital próprio.

Na Diocese de Caxias do Sul, os projetos podem ser apresentados até o início do mês de junho de 2024. A destinação dos recursos será no início do segundo semestre e o relatório da prestação de contas deverá ser entregue pelos responsáveis até o mês de fevereiro de 2025. Os documentos (edital e anexos) estão ao final desta matéria.

Neste ano, com o mote “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8) a CF olha para a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, lançada em 03 de outubro de 2020. O Pontífice reflete sobre os tempos atuais e desafia os cristãos e as pessoas de boa vontade a “ir além dos grupos de amigos e construir a amizade social, tão necessária para a boa convivência. O diálogo é o caminho”.

Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade tem seu ponto alto na Quaresma, período de 40 dias que prepara os cristãos para a Páscoa. Conforme o texto-base da CF, “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma. Ela não esgota a Quaresma. Dá-lhe, porém, o tom, mostrando, a partir de uma situação bem específica, o que o pecado pode fazer quando não o enfrentamos. Por isso, a cada ano, recebemos um convite para viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitário e social”. 

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias