CNBB Regional Sul 3
01/06/2023

Diocese de Caxias do Sul participa da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3 da CNBB

Dom José Gislon, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Pereira, o jornalista Felipe Padilha, a referencial para a Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat e a coordenadora estadual da RCC, Dalva Zanardi participam da atividade

O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que contempla as 18 arqui/dioceses gaúchas, realiza, nesta quinta e sexta-feira, 1º e 02 de junho, a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora (ARAE). O Regulamento da CNBB Regional explica que a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora é um órgão consultivo para estudo e planejamento da Igreja no Rio Grande do Sul.

O documento explica que a assembleia acontece uma vez ao ano e deve contar com a participação dos bispos, coordenadores de pastorais, secretária executiva, assessores e coordenadores das pastorais constituídas no Regional, presidentes dos organismos, coordenadores dos movimentos eclesiais, vigários judiciais do Tribunal Eclesiástico, dois leigos representantes do conselho de pastoral de cada arqui/diocese, o coordenador da OSIB e os diretores dos institutos de Teologia no Rio Grande do Sul.

A Diocese de Caxias do Sul está representada pelo bispo diocesano, Dom José Gislon. Participam ainda, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Pereira, o coordenador da Pastoral da Comunicação, Felipe Padilha, a referencial para a Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat e a coordenadora estadual da Renovação Carismática Católica (RCC), Dalva Zanardi.

A ARAE tem como tema: "O caminho sinodal para as próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil". O encontro é assessorado pelo padre Dr. Tiago de Fraga Gomes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS. A partir da reflexão do convidado, os participantes têm o compromisso de apontar à Igreja no Brasil e no Regional pistas para a produção das próximas Diretrizes Gerais. Essas contribuições serão posteriormente enviadas à Comissão do Tema Central das DGAE.