Diocese de Caxias do Sul participa de encontro nacional de atualização para formadores dos seminários, em Minas
A Diocese de Caxias do Sul é representada pelo padre Eleandro Teles, que tem sua missão como reitor do Seminário Maior São José, além de ser o referencial para a formação dos seminaristas da etapa da Configuração, também chamada de Teologia
Entre os dias 14 e 19 de julho, Belo Horizonte, em Minas Gerais, sedia o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). Com a participação de aproximadamente 200 formadores de 120 dioceses ligadas a 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro tem como objetivo principal refletir sobre o processo formativo dos futuros presbíteros à luz do Documento 110 da CNBB, que trata das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.
O assessor do encontro é padre Fábio de Freitas Guimarães, que conduz os participantes na releitura crítica e propositiva do documento por meio do tema: “O Itinerário Formativo no Documento 110: avaliações e propostas”. O texto, aprovado “ad experimentum” pela CNBB, está passando por um processo de escuta e revisão, em diálogo com a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari.
Durante as exposições e trabalhos em grupo, os participantes têm a oportunidade de revisitar cada etapa do itinerário formativo — humano, espiritual, intelectual e pastoral — identificando aspectos que podem ser aprimorados ou melhor esclarecidos no documento.
O processo de revisão das Diretrizes acontece em espírito sinodal, com escuta ativa dos que vivem cotidianamente a missão de formar novos presbíteros. A expectativa é que as contribuições levantadas durante o encontro da OSIB subsidiem os próximos passos da CNBB na reelaboração do Documento 110, promovendo uma formação cada vez mais integral e em sintonia com as exigências pastorais da Igreja no Brasil.
A Diocese de Caxias do Sul é representada pelo padre Eleandro Teles, que tem sua missão como reitor do Seminário Maior São José, além de ser o referencial para a formação dos seminaristas da etapa da Configuração, também chamada de Teologia.