Diocese de Caxias do Sul participa de formação da Cáritas RS para enfrentamento de emergências climáticas
Seminário Cáritas RS reuniu lideranças e representantes de diversas dioceses gaúchas, sendo que a Diocese de Caxias do Sul foi representada pela secretária-executiva, Loiva Menezes, e pela integrante da Pastoral do Migrante,Maristela Toigo Bortoncello
O Centro Mariápolis, em São Leopoldo, sediou um momento estratégico de formação da Cáritas do Rio Grande do Sul nos dias 23 e 24 de abril. O Seminário Cáritas RS reuniu lideranças e representantes de diversas dioceses gaúchas, sendo que a Diocese de Caxias do Sul foi representada pela secretária-executiva, Loiva Menezes, e pela integrante da Pastoral do Migrante,Maristela Toigo Bortoncello.
A imersão ocorreu em um cenário simbólico: o bairro Santo Afonso, localizado entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. Durante a atividade de campo realizada no primeiro dia, os participantes testemunharam a dura realidade de famílias que, mesmo após as enchentes históricas de 2023 e 2024, permanecem em situação de extrema vulnerabilidade. São moradias precárias, diques insuficientes e o medo constante que paira sobre a população mais pobre, principal alvo dos eventos climáticos extremos.
O encontro, no entanto, não se limitou ao diagnóstico da dor, mas ao olhar para a força da organização comunitária e a sabedoria popular resistindo aos traumas. O debate vespertino do primeiro dia se concentrou na ética do cuidado ambiental e das pessoas, integrando a gestão de riscos às políticas públicas de proteção e defesa civil.
O Seminário Cáritas RS apresentou a metodologia Meio Ambiente Gestão de Risco e Emergência (MAGRE). No dia 24, o grupo trabalhou a "equação do risco", que equilibra os conceitos perigo, vulnerabilidades e capacidades.
A proposta da Cáritas Brasileira defende que o enfrentamento aos desastres não pode ser apenas reativo. É necessário um diagnóstico participativo, mapeamento de áreas críticas e a criação de planos de contingência que envolvam simulados e o fortalecimento da memória local. A meta é criar comitês locais que atuem em sintonia com o poder público, garantindo ações estruturantes de médio e longo prazo.
O seminário encerrou com um compromisso de continuidade. O Plano de Formação da Cáritas RS já agendou uma nova etapa para os dias 18 e 19 de julho de 2026, novamente no Centro Mariápolis, visando capacitar ainda mais agentes das Pastorais Sociais para serem sentinelas em suas comunidades.


