Paróquia Santo Antônio BG
04/12/2023

Em celebração emocionante, Irmãs Pastorinhas comemoram 70 anos de atuação em Bento Gonçalves

Missa em ação de graças foi celebrada na manhã do domingo, 03 de dezembro, no Santuário Santo Antônio, seguida de almoço de confraternização no Salão Paroquial

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves celebrou, no domingo, 03 de dezembro, os 70 anos da presença das Irmãs de Jesus Bom Pastor, as Pastorinhas, na comunidade bentogonçalvense. Ao longo dessas sete décadas, dezenas de religiosas passaram pela Paróquia e colaboraram nas diversas frentes de trabalho, na educação, nas pastorais e no cuidado com os mais necessitados.

Para marcar a celebração dos 70 anos de presença das Irmãs de Jesus Bom Pastor em Bento Gonçalves, nos dias 30 de novembro, 1º e 02 de dezembro, foi realizado um tríduo. O dia festivo, domingo, 03 de dezembro, teve a Missa em ação de graças, às 10h, no Santuário Santo Antônio, presidida pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, e com a participação de diversas religiosas e do grupo dos leigos cooperadores.

Em sua homilia, padre Volmir recordou a importância da presença das Pastorinhas na comunidade de Bento, fez memória da atuação das irmãs com a escola paroquial e do trabalho que ainda hoje realizam. "Caras Irmãs Pastorinhas, muito, muito, muito obrigado, por tudo o que fizeram, fazem e ainda farão em nossa Paróquia Santo Antônio", salientou.

A provincial das Irmãs Pastorinhas, irmã Vanda Teresinha Bisato, fez uso da palavra para recontar a história da presença das religiosas em Bento. Segundo ela, do desejo do coração do fundador, Beato Tiago Alberione, surgiu essa congregação que tem a missão de cooperar com os padres na vida pastoral das paróquias e comunidades.

Ademais, pela presença das Pastorinhas em meio à comunidade de Bento, o fundador da Família Paulina, da qual faz parte da congregação e o grupo dos leigos cooperadores, Beato Tiago Alberione, já esteve na cidade e celebrou a Missa no Santuário Santo Antônio.

A presença das Irmãs Pastorinhas é um sinal permanente da importância da vida religiosa no cotidiano da Igreja. Atualmente, a comunidade é formada pelas irmãs Lídia Villani, que está em sua segunda passagem e chegou em 2015; Maria Lourdes Motter, que também já atuou em Bento e retornou em 2022; e a Verginia Fabbro, apresentada à comunidade em 2021.

Atualmente as Pastorinhas desenvolvem seu trabalho pastoral na atenção às Zeladoras de Capelinhas, aos ministros da Eucaristia, à Catequese e à Pastoral do Batismo, à visita e acompanhamento às mulheres em situação de prostituição, no trabalho da Pastoral Carcerária, na Casa Pão dos Pobres, na liturgia do Santuário, dentre outros serviços e a participação nos conselhos das comunidades.

Ao final da Missa, a comunidade de Bento Gonçalves entregou um presente a cada uma das três irmãs que atua, hoje, na Paróquia: um ícone de Jesus Bom Pastor trazido pelo padre Volmir em recente viagem à Itália.

A Missa também foi marcada pela bênção e entrega da cruz aos catequizandos da Crisma 1, que têm como coordenadora, a Irmã Verginia Fabbro. O dia festivo foi concluído com um almoço no Salão Paroquial.