Festa de Santa Teresa D'Ávila 2025 celebra 125 anos da dedicação da Catedral Diocesana de Caxias do Sul
Celebrações marcam os 125 anos de dedicação da Catedral Diocesana e o dia da Padroeira da cidade de Caxias do Sul com uma programação intensa de fé e cultura até a próxima quarta-feira, dia 15 de outubro
A comunidade de Caxias do Sul se aproxima do ponto alto das celebrações em honra à sua Padroeira, Santa Teresa D'Ávila. A festa de 2025 é especialmente significativa, pois comemora os 125 anos da dedicação da então Igreja Matriz, hoje Catedral Diocesana. A programação iniciou ainda no final de setembro e vai se intensificar nos próximos dias. Os festejos convidam os fiéis a momentos de oração, confraternização e cultura.
O ponto alto das festividades terá início no domingo, 12 de outubro, com o 3º Dia do Tríduo e o Dia Festivo de Santa Teresa. Às 19h, será realizada a celebração Eucarística da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon. A Missa terá como tema "Na Cruz de Cristo, nossa Esperança".
Na segunda-feira, 13 de outubro, a um momento cultural recorda a importância da Igreja-Mãe da Diocese de Caxias do Sul. A Orquestra Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai se apresentar na Catedral às 20h, sob a regência do Maestro Fábio Alves e com a participação dos solistas Karina Dante (Soprano) e Maicon Cassânego (Tenor).
A terça-feira, 14 de outubro, será um marco histórico para a Diocese. Às 19h, a Mssa solene vai celebrar os 125 anos da dedicação da Catedral Santa Teresa. Presidida por Dom José Gislon e com a presença do bispo emérito Dom Alessandro Ruffinoni, a celebração refletirá sobre o tema "Igreja, Povo de Deus peregrino da Esperança". Após a Missa, às 20h, haverá uma confraternização no Espaço Mater Dei.
Foi em outubro de 1900 que o bispo da então única diocese do estado, a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, dedicou a Igreja Matriz de Caxias do Sul. Anos mais tarde, em 1934, com a criação da Diocese de Caxias do Sul, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre, a igreja foi elevada à dignidade de Catedral.
Finalmente, na quarta-feira, 15 de outubro, a cidade celebra o Dia de Santa Teresa, padroeira de Caxias do Sul. A programação vai se estender ao longo do dia, iniciando com a Bênção dos Padres nas escadarias da Catedral Diocesana, das 10h às 17h. Às 19h, o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, irá presidir a Missa com bênção aos professores e a participação especial do Coral Santa Teresa, encerrando os festejos.