DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Catedral Santa Teresa D'Ávila
29/09/2025

Formação, Missa e espetáculo musical abrem as comemorações a Santa Teresa D'Ávila em Caxias do Sul

A Catedral teve a presença do frei Everton Machado, provincial dos Carmelitas, que falou sobre a vida de Teresa como cântico de esperança e misericórdia; ele presidiu a Missa com bênção às famílias seguida do concerto Cordas Brasileiras e Vozes Italianas

Formação, Missa e espetáculo musical abrem as comemorações a Santa Teresa D'Ávila em Caxias do Sul

A Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila abriu os festejos em honra à Padroeira de Caxias do Sul no domingo, 28 de setembro. A partir do tema "Com Santa Teresa, peregrinos da Esperança", a festa celebra o Jubileu da Igreja, que celebra os 2025 anos da encarnação do Verbo, e os 125 anos de inauguração e dedicação da então Igreja Matriz de Caxias, hoje Catedral Diocesana, em 1899 e 1900 respectivamente.

As atividades tiveram início com uma programação que uniu fé e cultura. No final da tarde, no Espaço Mater Dei, o frei Everton Machado, provincial dos Carmelitas Descalços, conduziu um momento formativo com o tema: "A Vida de Santa Teresa, um cântico de Esperança e Misericórdia". Segundo ele, a espiritualidade da Padroeira da Catedral deve inspirar todo povo de Deus. "E ela nos ensina um segredo, o segredo que é nós podemos entrar nesse castelo pela porta da oração e pela porta da oração nós entramos nesse relacionamento com Deus, que nos dá esperança, nos faz fazer a experiência da sua misericórdia".

Logo depois, às 19h, com a igreja lotada, foi celebrada a Missa que abriu o tríduo dos festejos. A Eucaristia foi presidida por frei Everton e concelebrada pelos padres da Catedral, Volnei Vanassi e Tiago Camozzato. O diácono Eduardo Cantelli também participou deste momento de abertura da programação em honra a Santa Teresa. Logo no início, atrás da imagem da Padroeira de Caxias, a equipe da Pastoral Familiar entrou em procissão carregando tecidos com os nomes das famílias e os colocou diante da Cruz do Jubileu.

Com o tema "Em Cristo, a Esperança das Famílias", a Missa foi concluída com um momento emocionante: a bênção das famílias, em que os pais foram convidados a se ajoelharem e mães e filhos rezaram por eles; depois foi a vez das mães e, por fim, dos adolescentes e jovens. "Aqui nós refletimos sobre as famílias, a importância da família e nós recordarmos que também Santa Teresa teve a sua família e como a sua família foi importante no seu processo, no seu desenvolvimento", concluiu frei Everton.

Encerrando a noite de abertura, a Catedral recebeu o espetáculo "Cordas Brasileiras, Vozes Italianas", com o Grupo de Cordas da UCS e Piano, e os solistas Karina Dante (soprano) e Maicon Cassânego (tenor).

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias