DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Escola Diaconal
15/12/2025

Membros da Escola São Filipe da Diocese de Caxias do Sul são admitidos como candidatos ao diaconato permanente

Logo depois da homilia cada um dos aspirantes foi chamado. Eles se colocaram diante do altar e o bispo os interrogou sobre o desejo de se prepararem com mais intensidade na oração para receberem o Sacramento da Ordem no grau do diaconato.

Membros da Escola São Filipe da Diocese de Caxias do Sul são admitidos como candidatos ao diaconato permanente

Uma celebração cheia de alegria e disponibilidade para servir a Igreja, povo de Deus, marcou o III Domingo do Advento na Escola Diaconal São Filipe, no domingo, 14 de dezembro. Na Missa presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, 24 membros que realizaram o caminho formativo entre os anos de 2022 e 2025 foram admitidos como candidatos ao diaconato permanente. A capela do Centro Diocesano de Formação Pastoral ficou repleta com a participação dos familiares e amigos daqueles que estão se preparando para a ordenação diaconal, marcada para agosto de 2026.

Em sua homilia, Dom José recordou a importância da abertura ao chamado de Deus e da disponibilidade em servir. "Sem inquietação não há vocação. É necessário colocar-se nas mãos de Deus e seguir o caminho. Queridos candidatos, não tenham medo das inquietações e incertezas em relação ao futuro. Coloquem a vossa vocação e missão diante do Senhor da vida. Agradeço a disponibilidade de vocês, candidatos, mas também o apoio das vossas famílias, esposas e filhos. A família deve ser o alicerce para a vossa missão. Será uma oportunidade de ajudar outras pessoas, outras famílias a partir da vocação diaconal de vocês e do testemunho de família".

Logo depois da homilia cada um dos aspirantes foi chamado pelo diretor da Escola Diaconal São Filipe, padre Leonardo Inácio Pereira. Eles se colocaram diante do altar e o bispo os interrogou sobre o desejo de se prepararem com mais intensidade na oração para receberem o Sacramento da Ordem no grau do diaconato. Com a resposta em coro: "Sim, quero", fizeram o propósito e foram acolhidos por Dom José como candidatos.

A celebração seguiu e, ao final, Dom José Gislon abençoou crucifixos que foram entregues aos candidatos pelo próprio bispo, que disse palavras de encorajamento a cada um, ao passo que agradeceu a dedicação ao longo da formação. Antes da bênção foram realizadas homenagens à equipe de coordenação da Escola Diaconal São Filipe e ao casal Ricardo e Andrea, responsáveis pelo Centro de Pastoral.

O rito da admissão é quando o aspirante se torna legitimamente candidato à Ordem Sacra. Para o diaconato permanente é o primeiro estágio. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-os e chama-os, a fim de se prepararem para receberem a Sagrada rdem, neste caso, o diaconato permanente. Ao longo do primeiro semestre de 2026, os candidatos irão receber os ministérios de leitor e acólito, tendo as celebrações de ordenação marcadas para os sábados do mês de agosto, Mês das Vocações.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias