DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Santuário de Caravaggio
02/02/2026

Milhares de fiéis participam da 126ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, em gesto de gratidão pela colheita

Em sua homilia, Dom José recordou que a Romaria é o voto coletivo de gratidão pela abundância dos frutos da terra e pelo trabalho humano, mantido vivo por gerações de agricultores da Serra Gaúcha

Milhares de fiéis participam da 126ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, em gesto de gratidão pela colheita

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, coração da Diocese de Caxias do Sul, celebrou, nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, a 126ª edição da Romaria Votiva. Marcado pela tradicional bênção das máquinas, o evento deste ano registrou a participação recorde de 264 tratores e equipamentos agrícolas no pátio do Santuário. Os agricultores se dirigiram em grande número à Casa da Mãe para renovar o voto de 126 anos atrás, quando pediram a graça da chuva, e a gratidão pela colheita.

A adesão expressiva surpreendeu a organização, especialmente por ocorrer em um dia útil e coincidir com o período de safra da uva, momento de trabalho intenso na Serra Gaúcha. “Superou as expectativas”, afirmou o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, destacando a mobilização das famílias rurais que interromperam as atividades no campo para comparecer à celebração.

A Romaria Votiva é uma das tradições mais longevas da região. Sua origem data de 1899, quando produtores locais realizaram uma procissão em resposta a uma estiagem que já durava seis meses. Conforme os registros históricos da comunidade, a chuva caiu no mesmo dia da súplica, estabelecendo um compromisso anual de agradecimento que persiste há mais de um século.

Nesta edição, o lema escolhido foi “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A temática deste ano também estabeleceu um diálogo com a Campanha da Fraternidade 2026, que terá como foco "Fraternidade e Moradia" e será lançada oficialmente no próximo dia 18 de fevereiro.

A Missa solene da festa da Apresentação do Senhor, foi presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, pelo reitor, padre Ricarlo Fontana, e demais sacerdotes. Em sua homilia, Dom José recordou que a Romaria é o voto coletivo de gratidão pela abundância dos frutos da terra e pelo trabalho humano, mantido vivo por gerações de agricultores da Serra Gaúcha.

Ao final da Missa, os agricultores seguiram em procissão pela avenida Dom José Barea, tendo à frente o carro-andor com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Ao retornar ao Santuário, os padres aspergiram a água benta sobre as máquinas agrícolas. No interior da igreja, diversos sacerdotes concederam aos fiéis a bênção da garganta, por intercessão de São Brás.

 

A programação, iniciada no dia 24 de janeiro, contou com:

  • Novenas preparatórias (com público estimado em 5 mil pessoas)

  • Procissão luminosa e recitação do terço

  • Missa festiva seguida de procissão de máquinas pela Avenida Dom José Barea

  • Almoço de confraternização

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias