Missa na Catedral Diocesana marca a celebração dos 59 anos de instalação da Universidade de Caxias do Sul
Celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, e contou com a participação do reitor, professor Gelson Rech, equipe diretiva, funcionários, alunos e ex-alunos
A Missa das 19h do VI Domingo do Tempo Comum, 15 de fevereiro, marcou a celebração dos 59 anos da instalação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A celebração recordou o ato de 1967, quando o então bispo de Caxias do Sul e um dos fundadores da instituição de ensino, Dom Benedito Zorzi, conduziu a ação de graças pela criação da universidade comunitária da Serra Gaúcha.
Ao vivenciar os 59 anos de instalação da UCS, a Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, e contou com a participação do reitor, professor Gelson Rech, equipe diretiva, funcionários, alunos e ex-alunos. Concelebraram a Eucaristia o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, e o coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese, padre Luciano Dalmolin.
A celebração foi mais do que um ato religioso foi um momento de reafirmação do compromisso da UCS com a formação humana, acadêmica e profissional de milhares de cidadãos. A Missa contou com a participação do Quarteto de Cordas da UCS, que animou a liturgia, acompanhado pelo pianista Wagner Maciel e pelo solista Maicon Cassânego.
Na homilia, Dom José ressaltou a educação como impulso para as mudanças sociais e culturais, como citou o Papa Leão XIV, ao dizer que a educação é um gesto de amor. As palavras também foram enaltecidas pelo reitor da instituição, professor Gelson Rech, que fez memória destas quase seis décadas em que a UCS se consolidou como um pilar de desenvolvimento para a região da Serra Gaúcha.


