DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Catedral Santa Teresa D'Ávila
15/10/2025

Missa solene marca os 125 anos da dedicação da Igreja Catedral Diocesana de Caxias do Sul

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, concelebrada pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, pelo pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi e demais sacerdotes; ao final, todos se reuniram numa confraternização

Missa solene marca os 125 anos da dedicação da Igreja Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Em uma noite de ação de graças e para fazer memória da fé dos Imigrantes Italianos, a comunidade católica de Caxias do Sul celebrou, na terça-feira, 14 de outubro, os 125 anos de dedicação da Igreja Catedral Diocesana de Santa Teresa D'Ávila. A data foi marcada por uma Missa solene que reuniu lideranças e o povo de Deus para comemorar o marco histórico da Igreja-mãe da Diocese.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni, pelo pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, e por outros sacerdotes. O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, participou da Missa, além de outras autoridades.

Inspirada pelo tema "Igreja, Povo de Deus peregrino da Esperança", a Missa ressaltou a importância da Catedral como um farol de fé e um ponto de encontro para a comunidade, que ao longo de 125 anos tem sido referência de oração e devoção popular. "Este espaço sagrado assumiu, na história, o papel de referência para todas as igrejas da Diocese. A Catedral é a igreja referencial do bispo, que assume o ministério de servir e representar a unidade de todas as paróquias e comunidades que fazer parte da Diocese. É a Igreja-mãe da Diocese porque nela está a cátedra do bispo, que preside o povo de Deus na liturgia e na caridade", salientou Dom José em sua homilia.

Iniciada em 1895, a construção da igreja foi concluída em 1899, quando, em 15 de outubro, foi celebrada a memória de Santa Teresa D'Ávila. Em 14 de outubro de 1900, o bispo da então única diocese do estado, a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, dedicou a Igreja Matriz de Caxias do Sul. Anos mais tarde, em 1934, com a criação da Diocese de Caxias do Sul, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre, a igreja foi elevada à dignidade de Catedral.

Após celebração, a comunidade participou de um momento de confraternização no Espaço Mater Dei, fortalecendo os laços comunitários e celebrando a data festiva em um ambiente de alegria e partilha.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias