Nota de pesar: Dom Jayme Henrique Chemello, bispo emérito da Arquidiocese de Pelotas
Em preces, suplicamos ao Bom Pastor que acolha em seu Reino este nosso venerável irmão, que apascentou a Igreja de Deus com amor e fidelidade, para que possa receber das mãos do Eterno Sacerdote a recompensa de um servo bom e fiel
Dom José Gislon, OFMCap
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, bispo diocesano de Caxias do Sul
NOTA DE PESAR
A Diocese de Caxias do Sul manifesta o seu pesar e solidariedade aos familiares, ao Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Bergmann, ao clero, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o Povo de Deus da Arquidiocese de Pelotas, pelo falecimento de seu Bispo Emérito, Dom Jayme Henrique Chemello, aos 93 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 29 de agosto.
A Igreja de Caxias do Sul eleva uma prece de louvor ao Deus Altíssimo pela vida e missão de Dom Jayme, que nasceu em nosso território diocesano, na cidade de São Marcos. Ele estudou, foi presbítero e bispo em Pelotas. Em fevereiro deste ano de 2025 completou 56 anos de episcopado, tendo se destacado ao longo das décadas em diversos organismos, pastorais e serviços da Igreja presente no Rio Grande do Sul, no Brasil e na América Latina.
O velório de Dom Jayme terá início nesta sexta-feira, às 15h, com Missas às 15h, 18h, 23h, 07h e 09h. A Missa das 09h será celebrada com o rito de exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas.
Em preces, suplicamos ao Bom Pastor que acolha em seu Reino este nosso venerável irmão, que apascentou a Igreja de Deus com amor e fidelidade, para que possa receber das mãos do Eterno Sacerdote a recompensa de um servo bom e fiel.
Requiescat in pace. Amen.
Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul