Santuário de Caravaggio
23/01/2023

Novena preparatória da 123ª Romaria Votiva de Caravaggio inicia nesta terça-feira, 24 de janeiro

Missas da Novena acontecem às 20h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, com a presença das paróquias de Farroupilha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Caxias do Sul

A novena preparatória para a 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio começa nesta terça-feira, 24 de janeiro. As celebrações acontecem no Santuário e terão a participação de moradores de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.

A festa ocorre tradicionalmente no dia 02 de fevereiro e celebra o trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A festividade também celebrará os 60 anos da inauguração do novo Santuário, realizada em 03 de fevereiro de 1963.

O dia festivo, 02 de fevereiro contará com missas, récita do Terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas. “Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário. Ao todo, nove paróquias participaram da programação da 123ª Romaria Votiva.

PROGRAMAÇÃO

Missa ocorre no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, às 20h, com a presença das comunidades:

1º dia – 24 de janeiro – Paróquia N. Sra. de Caravaggio

2º dia – 25 de janeiro – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)

3º dia – 26 de janeiro –  Paróquia Santo Antônio de Forqueta (Caxias do Sul)

4º dia – 27 de janeiro – Paróquia São Marcos (Farroupilha)

5º dia – 28 de janeiro – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)

6º dia – 29 de janeiro – Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha)

7º dia – 30 de janeiro – Paróquia N. Sra. do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)

8º dia – 31 de janeiro – Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha)

9º dia – 1º de fevereiro – Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)

Dia Festivo – 02 de Fevereiro

08h - Missa
10h - Missa Solene presidida por Dom José Gislon e bênção das máquinas agrícolas.
12h - Almoço Festivo
15h - Missa
17h - Missa
18h - Récita do Terço

História da Romaria Votiva

No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.

Com informações do jornalista Leandro Ávila
Setor de Comunicação do Santuário de Caravaggio