Paróquia de Flores da Cunha
23/05/2024

Paróquia de Flores da Cunha promove Caminhada da Fé em honra a Nossa Senhora de Caravaggio no Travessão Cavour

Saída será às 13h15min do pátio da Antoniazzi Pneus, próximo à rótula do Acesso Sul; serão aproximadamente 6km de percurso pela Via Vêneto até a Comunidade São João onde será celebrada Santa Missa na chegada, às 15h

A Comunidade São João Batista - Travessão Cavour da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha  irá realizar, no domingo, 26 de maio de 2024, a 14ª edição da Caminhada da Fé em honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Com saída às 13h15min do pátio da Antoniazzi Pneus, próximo à rótula do Acesso Sul, serão aproximadamente 6km de percurso pela Via Vêneto até a Comunidade São João onde será celebrada Santa Missa na chegada, às 15h.

Os peregrinos serão acompanhados pelas forças de segurança e saúde municipais. Ao término da Santa Missa será realizada a tradicional “bênção das flores”. Para o retorno até o ponto de partida haverá ônibus disponível. Em caso de chuva, com impossibilidade de realizar a Caminhada, será celebrada Santa Missa às 15h no Salão da comunidade.

Histórico

A devoção mariana na Capela São João Batista do Travessão Cavour sempre foi forte, primeiramente com Nossa Senhora do Rosário. A imagem que acompanha a procissão, primeira de Nossa Senhora de Caravaggio da capela, foi doada por Francisco Marcelino Eberle por graça alcançada. As primeiras romarias à comunidade ocorriam na festa de Nossa Senhora de Caravaggio, a maior da comunidade, quando peregrinos das comunidades vizinhas participavam da Missa das 08h e depois era servida a tripada no Salão Comunitário.

A Caminhada no dia 26 de maio iniciou com a Família Pelizzer. Há aproximadamente duas décadas fizeram a primeira peregrinação para agradecer a saúde da matriarca Assunta Pinzon Pelizzer e foram inspirados pelas palavras do então vigário paroquial Frei Raimundo Costella: “Nossa Senhora é a mesma em todo lugar, o que importa é a fé”. Com o passar dos anos, através da contribuição de várias pessoas e lideranças da comunidade, a peregrinação recebeu o nome de “Caminhada da Fé”, começou a ser divulgada e contada por edições e a histórica imagem passou a acompanhar os fiéis. Antes da pandemia, a Caminhada da Fé chegou a registrar mais de mil peregrinos em algumas edições.