24/05/2023

Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul escolhe coordenação e organiza subgrupos a partir dos eixos da Pascom

Encontro do colegiado que reúne representantes das Regiões de Pastoral, assessorias de comunicação da Diocese, da Pastoral Vocacional, do Santuário de Caravaggio, a Rádio Miriam, os seminários e os movimentos aconteceu na terça, 23

Mais um passo na construção de uma comunicação que valoriza a unidade e a sinodalidade: na noite da terça-feira, 23 de maio, aconteceu a primeira reunião da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul. A equipe foi formada no Encontro Diocesano de Comunicadores realizado no dia 06 de maio, e reúne representantes das Regiões de Pastoral, assessorias de comunicação da Diocese, da Pastoral Vocacional, do Santuário de Caravaggio, a Rádio Miriam, os seminários diocesanos e os movimentos.

O encontro iniciou com uma breve partilha sobre as celebrações do Dia Mundial das Comunicações Sociais, no dia 21 de maio, nas realidades paroquiais da Diocese. Feito este momento, aconteceu uma explanação sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom) e sua missão de estar à serviço das demais pastorais e organismos, sendo um sinal da Igreja Católica para fortalecer os elos de comunicação internos e externos. Depois seguiu-se a apresentação dos membros, conforme suas representações.

Dando sequência à pauta do encontro, foi eleita a coordenação da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul. Para a função de coordenador, os membros escolheram o assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha. Como vice-coordenadora foi aclamada a relações públicas e representante dos movimentos, Rejane Lisot. Já a secretaria contará com a colaboração da representante da Região Pastoral de Flores da Cunha, Marilita Calgaro Scapinelo.

A Pascom está estabelecida sobre quatro importantes eixos: espiritualidade, formação, articulação e produção. Feita a escolha da coordenação, os membros da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul foram divididos em quatro subgrupos, para permitir uma maior sintonia e organização. A partir de junho, as reuniões serão sempre na terceira quarta-feira de cada mês, às 20h15min, realizadas virtualmente, para contemplar todas as Regiões de Pastoral, em virtude das distâncias.

A primeira missão da Pascom será o levantamento dos horários e programação de Corpus Christi nas cidades da Diocese de Caxias do Sul. A grade de horários será disponibilizada no site e redes da Diocese e para os veículos de imprensa na segunda-feira, dia 05 de junho.