Peregrinação Jubilar do Mundo Educativo reúne 300 pessoas no Santuário de Caravaggio na celebração do Dia do Professor
Estudantes do Colégio Scalabriniano Nossa Senhora de Lourdes e da Escola Municipal Nossa Senhora de Caravaggio participaram do encontro, que iniciou com a caminhada pela avenida Dom José Barea e teve como ponto alto da Missa no Santuário
Um grupo de cerca de 300 pessoas entre estudantes e docentes do Colégio Scalabriniano Nossa Senhora de Lourdes e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Caravaggio participou, na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro, da Peregrinação Jubilar do Mundo Educativo ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. A celebração fez memória do Dia do Professor e recordou o Jubileu 2025 que a Igreja Católica vive em todo o mundo, com o tema: "Peregrinos da Esperança".
A programação iniciou às 08h30min, na avenida Dom José Baréa, no acesso ao Santuário. Tendo à frente a cruz, bandeiras e alguns cartazes que reuniam a temática da esperança e da educação, os adolescentes e jovens caminharam até a Casa da Mãe de Caravaggio acompanhados pelos professores, a equipe diocesana da Comissão de Educação e Cultura, que promoveu a peregrinação, e pelo reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana.
Ao chegarem diante da imagem de Nossa Senhora, padre Ricardo fez uma breve explicação sobre o Santuário de Caravaggio ser o coração da Diocese de Caxias do Sul, a história da aparição de Maria à camponesa Joaneta em 1432 e, também, sobre o Ano Santo. Logo depois, ele presidiu a Missa da memória litúrgica de Santa Teresa D'Ávila, padroeira dos professores. A celebração também teve a presença do assessor diocesano do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, que fez o convite para o Bote Fé, que será o encontro da juventude católica do Rio Grande do Sul no dia 15 de novembro, em Caxias do Sul.
A programação encerrou nos jardins do Santuário, com um piquenique. Esta foi a terceira peregrinação de estudantes e professores realizada neste Jubileu de 2025: em setembro, o encontro foi em Bento Gonçalves, no Santuário de Santo Antônio, e no início de outubro, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul.
O coordenador da Comissão de Educação e Cultura da Diocese de Caxias do Sul, Marco Antônio Gonçalves, avalia positivamente os encontros. "Tivemos a participação de professores, alunos, e nesses encontros, procuramos fortalecer a fé, a caminhada de esperança no mundo da educação, e nosso trabalho de cooperação com os religiosos e as religiosas. Somos responsáveis por ajudar a fortalecer a fé dessa juventude".