Escola de Teologia e Bíblia
01/11/2023

Segunda noite da Semana Teológica de Caxias do Sul reflete sobre a "beleza da liturgia"

O assessor, Dom Armando Bucciol, utilizou como pano de fundo a Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, sobre a formação litúrgica do Povo de Deus; o bispo também respondeu perguntas da plateia de mais de 450 pessoas

"A beleza da liturgia na ótica da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco" foi o tema que guiou a segunda noite da Semana Teológica de Caxias do Sul, na terça-feira, 31 de outubro. A atividade, promovida pela Escola de Teologia e Bíblia da Região Pastoral de Caxias do Sul aconteceu no auditório do Colégio São José e contou com a presença de mais de 450 pessoas.

Pela segunda noite consecutiva, a formação teve como assessor o bispo emérito da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, e membro da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a tradução dos textos, Dom Armando Bucciol. O encontro iniciou com a oração conduzida pelo pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila e coordenador da Escola de Teologia e Bíblia, padre Volnei Vanassi.

Logo depois, Dom Armando iniciou sua explanação fazendo a ponte entre a primeira e a segunda noites da Semana Teológica. Na segunda-feira, dia 30, o tema: "A Missa vai mudar? A 3ª edição típica do Missal Romano para a Igreja no Brasil". Assim, exemplificou, por meio da comparação entre a tradução da edição anterior e a nova, como ficou a configuração Oração Eucarística I e trouxe ainda algumas particularidades do livro utilizado pelo presidente das celebrações e que irá vigorar no Brasil, oficialmente, a partir de 03 de dezembro, I Domingo do Advento, após duas décadas de trabalho.

Na sequência, adentrou na temática da segunda noite: a beleza da liturgia e a Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, sobre a importância da formação litúrgica do Povo de Deus. Dom Armando explicou parte por parte o documento publicado pela Santa Sé em 29 de junho de 2022. Em sua explanação fica clara a preocupação de Francisco para que a Igreja, em todo o mundo, celebre em unidade, preservando a simplicidade e a nobreza dos ritos litúrgicos. "Eu acho tão interessante como Papa encontrou formas tão diversas e fáceis de dizer que não se deve buscar 'nem o oito, nem o oitenta', mas o equilíbrio, para que o Povo de Deus possa rezar melhor, sempre em comunhão", salientou.

Dom Armando finalizou a segunda noite da Semana Teológica respondendo às perguntas formuladas pela plateia. Entre os questionamentos, pautas como a necessidade da formação ao Povo de Deus e ao clero, o olhar mistagógico, isto é, que conduz ao mistério pascal de Cristo celebrado na Missa, bem como às dúvidas sobre a comunhão nas mãos ou na boca, de pé ou de joelhos.

Ao final, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, agradeceu a presença de Dom Armando Bucciol, que tem se colocado à disposição das dioceses do Brasil para assessorar cursos sobre a liturgia e a nova edição do Missal. No final de semana passado esteve em São Luís, capital do Maranhão, e de lá se deslocou a Caxias do Sul onde conduziu as duas noites de formação da Semana Teológica, uma manhã de formação com o clero e participou da gravação do programa Razões da Fé, que irá ao ar no domingo, dia 05 de novembro.

A Semana Teológica de Caxias do Sul terá sua conclusão na noite desta quarta-feira, 1º de novembro, com uma mesa redonda. O tema: "Os 10 anos de pontificado de Francisco: comunhão, participação e missão", terá a explanação dos principais documentos desta primeira década do pontificado e uma síntese com olhar voltado ao processo sinodal que a Igreja vive desde 2021 até 2024.  Para participar, o valor é de R$ 10,00 e as inscrições podem ser feitas na hora, na entrada do auditório Colégio São José.