Terceira etapa da Escola de Atualização Litúrgica da Diocese de Caxias estuda sobre a Palavra de Deus nos sacramentos
O terceiro encontro foi assessorado pelo neodiácono da Diocese de Caxias do Sul, Eduardo Cantelli, com a temática "No princípio era a Palavra: Liturgia da Palavra nos Sacramentos - Elementos Litúrgicos"
No sábado, 17 de maio, a Diocese de Caxias do Sul realizou o terceiro encontro da Escola de Atualização Litúrgica 2025. Promovido pela Comissão Diocesana de Liturgia, o ciclo formativo tem o objetivo de ser um instrumento de formação aprofundada para os discípulos missionários de Jesus Cristo, para preparar animadores litúrgicos para fortalecer a vida comunitária à luz dos ensinamentos da Igreja.
A terceira aula foi assessorada pelo neodiácono da Diocese de Caxias do Sul, Eduardo Cantelli. Ele abordou a temática "No princípio era a Palavra: Liturgia da Palavra nos Sacramentos - Elementos Litúrgicos". A base do encontro foi o prólogo do Evangelho de São João e a constituição dogmática Dei Verbum, além da constituição conciliar Sacrosanctum Concilium, ambas do Concílio Vaticano II.
Pela Palavra é que nós somos levados aos sacramentos, porque ela ilumina todo o sacramento e depois o sacramento confere a graça que a Palavra nos anunciou. A Palavra anuncia, a Palavra mostra Cristo presente no meio de nós, para que possamos também nós, alimentados por esta Palavra na nossa liturgia, anunciar Cristo ao mundo", resume Eduardo.
De março a novembro são oito encontros de formação. A próxima aula será em 21 de junhol, com a temática "E a Palavra se fez carne: Liturgia Eucarística - Elementos Litúrgicos"