Paróquia de Antônio Prado
16/04/2024

Papa Francisco concede Indulgência Plenária à Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado

Em um gesto de grande misericórdia e fé, o Papa Francisco aprovou o pedido de concessão de Indulgência Plenária para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado. Este ano jubilar especial inicia no dia 31 de maio de 2024 e se estenderá até 21 de novembro de 2025, marcando os preparativos para a celebração do 125º aniversário da paróquia em 2025.

O pároco, padre Kleiton Pena, anunciou a decisão papal durante a homilia do III Domingo da Páscoa, dia 14, descrevendo-a como uma oportunidade única para a comunidade paroquial e visitantes refletirem sobre a fé e renovarem seu compromisso com os ensinamentos de Cristo. A Indulgência Plenária é uma graça que permite aos fiéis, sob certas condições, a remissão completa das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados quanto à culpa.

Para receber a indulgência, os fiéis devem:
1. Visitar a Igreja Matriz de Antônio Prado durante o período especificado.
2. Realizar uma confissão sincera, estando verdadeiramente arrependidos e contritos.
3. Participar fervorosamente da Santa Eucaristia e comungar.
4. Rezar pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco.

Padre Kleiton Pena também explicou a importância teológica da indulgência, enfatizando que, embora a confissão remova a culpa do pecado, a pena temporal pode permanecer. “A indulgência, portanto, ajuda a reparar completamente os efeitos do pecado, estendendo-se além da capacidade humana de perceber ou reparar completamente.” “Este ano jubilar não é apenas uma celebração, mas também um período de intensa reflexão espiritual e renovação da vida paroquial. É uma oportunidade para os fiéis aprofundarem sua compreensão dos mistérios da fé e fortalecerem a presença de Cristo em suas vidas e comunidades.”

O pároco incentiva todos os paroquianos e visitantes a aproveitarem esta rara oportunidade para crescerem em santidade. “É algo muito extraordinário”, afirmou padre Kleiton, ressaltando a importância de se informar e preparar para o ano jubilar.

A concessão desta indulgência plenária pelo Papa Francisco é um lembrete do amor constante e da misericórdia que a Igreja busca oferecer, facilitando caminhos para uma reconciliação mais plena com Deus e com a comunidade. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com o apoio do bispo diocesano, Dom José Gislon, aguarda a chegada do Decreto oficial, que será lido na abertura do Ano Jubilar.