Brasão Pastoral Familiar - Diocese de Caxias do Sul

O Documento de Aparecida (DAp) 287, nos recorda que é um grande "desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a experiência cristã; desafio que devemos encarar com decisão, coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre ou fragmentada". Por isso, a Comissão de Iniciação à Vida Cristã de uma Diocese tem a missão de acompanhar, propor, construir, avaliar e assessorar a caminhada das Paróquias e comunidades, para bem cuidar dos católicos desde a sua entrada na Igreja, com o Sacramento do Batismo, perpassando pela Catequese, os sacramentos da Eucaristia e da Confirmação, até o momento em que retornam ao Pai, no fim da vida.

"Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para segui-lo, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora. Impõe-se a tarefa irrenunciável de oferecer modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o quê, também dê elementos para o quem, o como e o onde se realiza", também explicita o Documento de Aparecida.

Desde 2008, a Diocese de Caxias do Sul tem trabalhado para aprimorar os processos e apresentar aos fiéis subsídios que os ajudem em sua caminhada de seguimento a Jesus Cristo, a partir da inspiração catecumenal, buscando ser querigmática, Cristocêntrica, Bíblica, Litúrgica, Comunitária, Solidária, Orante.

Consiste em uma meta a alcançar: conhecimento de Jesus Cristo
Um caminho a seguir: um itinerário
Um guia experiente a orientar: discípulos missionários convictos de sua fé
Uma determinação para avançar: na prática de Jesus Cristo e vivência na comunidade.

TODAS NOTÍCIAS

Coordenação de Pastoral - Diocese de Caxias do Sul