A Bíblia na História da Igreja: curso de início de ano dos seminaristas 2026 e formação do povo de Deus na Diocese de Caxias
Atividade teve o objetivo de ajudar na compreensão e interpretação da Bíblia e sua vivência na Igreja nos diversos espaços pastorais
A Diocese de Caxias do Sul realizou, na quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de fevereiro, o curso de início de ano dos seminários. O evento, que acontece anualmente marca a abertura das atividades de estudos e formações. Neste ano, o tema central foi "A Interpretação da Bíblia na Igreja", assessorado pelo professor doutor João Cláudio Ruffino.
Participaram do encontro os jovens do Curso Propedêutico e das etapas do Discipulado (Filosofia) e da Configuração (Teologia), os seminaristas da Diocese de Montenegro, além de padres e alguns leigos. Atividade teve o objetivo de ajudar na compreensão e interpretação da Bíblia e sua vivência na Igreja nos diversos espaços pastorais. Um dos períodos, a tarde da sexta-feira, 20 de fevereiro, foi conduzida pelo padre Neimar Schuster, do clero de Montenegro, que é mestre com ênfase em Paulo Apóstolo.
Formação aberta para o povo de Deus
Reconhecendo a importância do tema e o desejo da comunidade em participar desses momentos de estudo, os seminaristas da Diocese de Caxias do Sul realizaram um momento formativo aberto ao público com o tema: "A historicidade bíblica como auxílio no crescimento espiritual". Mais de 60 pessoas participaram do encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, conduzido pelo professor Ruffino.


