DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral Vocacional
11/05/2023

Aos 28 anos, irmã Maria Isabel da Eucaristia irá professar os votos perpétuos no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias

Paranaense, a religiosa teve uma experiência marcante de fé atuando na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013, e ingressou no Carmelo de Caxias do Sul no ano seguinte para abraçar a vida de clausura

Aos 28 anos, irmã Maria Isabel da Eucaristia irá professar os votos perpétuos no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias

O 3º Ano Vocacional do Brasil, que a Igreja vive desde o mês de novembro de 2022, é repleto de sinais vocacionais nos diferentes âmbitos da vida cristã. Além de uma ordenação sacerdotal e outra diaconal marcadas para 21 de maio e 17 de junho, respectivamente, e de diversas ações com a catequese, os grupos de jovens e os noivos, a Diocese de Caxias do Sul se alegra com a profissão dos votos perpétuos de uma jovem carmelita.

No próximo sábado, 13 de maio, às 10h, no Carmelo do Menino Jesus, no bairro Panazzolo, em Caxias, o bispo diocesano, Dom José Gislon, irá presidir a Missa solene e consagração perpétua da jovem Fabiana Karina Hruba. Paranaense, a religiosa de 28 anos teve uma experiência marcante de fé atuando na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013, e ingressou no Carmelo de Caxias do Sul no ano seguinte para abraçar a vida de clausura, quando adotou o nome de irmã Maria Isabel da Eucaristia.

O rito é marcado por momentos de intensa oração e profissão pública da fé e do desejo de assumir a vida carmelitana de clausura a partir dos votos de pobreza, obediência e castidade. A comunidade poderá acompanhar a celebração presencialmente, na igreja do Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, e também pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul.

 

Conheça a história de irmã Maria Isabel da Eucaristia

Fabiana Karina Hruba nasceu a 9 de fevereiro de 1995, em Curitiba-PR. No dia seguinte ao seu nascimento, teve a graça de receber o Sacramento do Batismo. Revestida de Cristo e enriquecida com o dom da fé, sua infância transcorreu normalmente no seio de sua família.

Durante a sua preparação para a Crisma, teve o primeiro contato com a Vida Consagrada. Experimentou uma alegria muito grande, em seu coração, por essa forma de Consagração a Deus, e sentiu o desejo de servi-lo. Antes mesmo de concluir o caminho da iniciação cristã, começou a dedicar-se às pastorais da Paróquia São Francisco Xavier, em Cambé-PR, onde residia naquela altura. Foram diversos serviço: Catequese, coroinha e, mais tarde, Pastoral dos Surdos, participando também do Grupo de Oração.

Na sua juventude, já tendo completado 18 anos, participou de um momento de oração, rezando, com algumas Religiosas, o Ofício Divino, conhecido como Liturgia das Horas. Nesse momento de intimidade com o Senhor, sentiu forte o chamado de Deus à Vida Consagrada. Iniciou seu processo de discernimento vocacional no Instituto das Filhas da Pobreza, conhecidas como Irmãs da Toca de Assis.

No ano de 2013, trabalhando como voluntária na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, conheceu o Carmelo Descalço e sua espiritualidade, encantando-se sobretudo com a vida de santidade das jovens carmelitas: Teresa dos Andes, Isabel da Trindade, Margarida Redi e Teresinha do Menino Jesus.

Desejosa de realizar a vontade de Deus e atenta aos sinais que Ele usava para manifestar Sua vontade, ingressou no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul, no dia 13 de maio de 2014. Ao receber o hábito, e começar uma nova etapa formativa, a do Noviciado, Fabiana assumiu o nome de Irmã Maria Isabel da Eucaristia. Professou seus Primeiros votos em março de 2018, feliz por entregar-se a Deus e por colocar-se inteiramente ao Seu serviço, em uma vida de oração, trabalho e fraternidade.

Transcorridos cinco anos de seus votos temporários, Irmã Maria Isabel da Eucaristia, emitirá nesta Celebração Eucarística, os seus votos Solenes, consagrando-se definitivamente a Deus, como Carmelita Descalça. Alegres por essa entrega de Ir. Maria Isabel e envolvidas neste 3º Ano Vocacional, que estamos vivendo na Igreja do Brasil, pedimos ao Senhor da Messe que continue abrasando o coração das novas gerações para a vocação, à vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias