22/05/2024

Cáritas da Diocese de Caxias organiza trabalho voluntário com psicólogos para escuta às pessoas impactadas pelas enchentes

Projeto "Escutai" terá como base quatro locais na cidade de Caxias do Sul; o atendimento será mediante agendamento e também devem ser organizadas ações pontuais em cidades da Diocese que foram atingidas

A Diocese de Caxias do Sul, por meio da Cáritas Diocesana, organismo da Igreja Católica que organiza a caridade, está estruturando um projeto de ajuda psicológica para atendimento às pessoas impactadas direta ou indiretamente pela situação das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. O projeto "Escutai" reúne psicólogos que vão dispor do seu tempo de forma voluntária, com horários agendados, para a escuta.

O atendimento psicológico gratuito para pessoas impactadas (direta ou indiretamente) pela situação do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Caxias do Sul e arredores, será destinado, sobretudo, às famílias atingidas, que perderam entes queridos e também seus bens, voluntários, familiares, profissionais de saúde, forças de segurança.

O primeiro encontro do grupo de profissionais aconteceu na noite do domingo, 19 de maio, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, conduzido pelo coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e pela coordenadora da Cáritas na Diocese de Caxias do Sul, Loiva Menezes. Novos profissionais poderão se somar ao grupo, bastando contato pelo Instagram da Diocese de Caxias do Sul (@diocesedecaxias).

O projeto "Escutai" terá como base quatro locais na cidade de Caxias do Sul. Os locais e também o contato de WhatsApp central para os agendamentos serão divulgados nos próximos dias. Também devem ser organizadas ações pontuais em cidades da Diocese que foram atingidas.