Carmelo do Menino Jesus celebra 70 anos de fundação, em Caxias
Jubileu será marcado pela celebração de duas Missas que preparam a Festa de Nossa Senhora do Carmo, que será no dia 18 de julho, no bairro Panazzolo ...
Jubileu será marcado pela celebração de duas Missas que preparam a Festa de Nossa Senhora do Carmo, que será no dia 18 de julho, no bairro Panazzolo
O Carmelo do Menino Jesus de Caxias do Sul foi fundado em 08 de julho de 1951, portanto irá completar o jubileu de 70 anos nesta quinta-feira, 08 de julho de 2021. Para marcar a data, serão celebradas duas Missas na Igreja do Carmelo. No horário tradicional das 07h, a Eucaristia será presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon e às 18h30min, pelos padres da Paróquia Santos Apóstolos. Estes dois momentos dão início à preparação da comunidade do bairro Panazzolo, que irá festejar a padroeira, Nossa Senhora do Carmo, no domingo, 18 de julho.
Localizado na rua César Stalivieri, 527, o Carmelo do Menino Jesus é atendido pela Paróquia Santos Apóstolos e, diariamente, às 07h, de segunda a sábado, é celebrada a Eucaristia. Aos sábados, ainda há Missa às 17h e aos domingos e feriados, às 08h. Além dos padres Mateus Boldori e Paulo César Nodari, também auxiliam nas celebrações os padres da Paróquia Cristo Operário e os Cônegos Regulares Lateranenses, da Paróquia São Luís da Sexta Légua. Semanalmente, a Igreja do Carmelo também é o ponto de encontro das famílias da comunidade Nossa Senhora do Carmo.
Conheça um pouco mais sobre o Carmelo do Menino Jesus
O Carmelo foi fundado em 08 de julho de 1951, tendo à frente desta fundação Madre Ângela Maria da Imaculada Conceição, natural de Barcelona, Espanha e o então vigário de São Pelegrino, padre Eugênio Giordani. Madre Ângela propôs a esta nova comunidade a espiritualidade do Natal.
Desejou Madre Ângela que as irmãs se dedicassem à contemplação e ao acolhimento do Verbo Encarnado, de modo a reparar a rejeição que Jesus sofreu naquela noite santa do Natal. Quis que pela devoção à santa Infância de Jesus, no cultivo das virtudes cristãs ensinadas pelo Mestre divino em seu Evangelho este Carmelo fosse uma gruta de Belém, onde as felizes habitantes sejam testemunhas de Fé no grande mistério da Encarnação. Além dela, havia outras oito religiosas. Desse grupo, ainda está viva a Irmã Maria José do Menino Jesus, que completou 98 na última segunda-feira, 05 de julho.
A Missa de inauguração foi celebrada na Catedral Diocesana Santa Teresa D'Ávila. “Hoje, Santa Teresa de Jesus, a incansável construtora de Carmelos, assentará definitivamente seu trono nesta cidade, que a escolheu por sua Padroeira e que hoje recebe de braços abertos suas humildes filhas. Ide pois, queridas Irmãs Carmelitas, santificai-vos. Fazei de vossa vida um holocausto perene e agradável aos olhos do Senhor! E que seja o vosso Carmelo a escada, pela qual subam vossas orações e sacrifícios e desçam as bênçãos e misericórdias divinas sobre a nossa cidade e nossa Diocese”.
Logo foram surgindo muitas jovens cheias de fé e ideal que se decidiram pela vocação do Carmelo. Surgiu então desse Carmelo de Caxias do Sul uma nova fundação na cidade de Santo Ângelo. Atualmente, a Comunidade é composta por 14 irmãs em uma rotina de recluso com muita oração, formação religiosa, trabalho na horta, produção de hóstias e confecção de paramentos litúrgicos e alfaias.
Confira a programação os festejos dos 70 anos do Carmelo e da Festa de Nossa Senhora do Carmo
Dia 08/07 | (Quinta-feira, celebrando os 70 anos do Carmelo)
07h – Missa
18h30min – Missa festiva, com transmissão pelo Facebook da Paróquia Santos Apóstolos
Dia 15/07 | (Quinta-feira, em preparação)
07h – Missa
18h30min – Missa
Dia 16/07 | (Sexta-feira, Dia de Nossa Senhora do Carmo)
07h – Missa
16h – Missa
Dia 17/07 | (Sábado)
07h - Missa
17h – Missa
Dia 18/07 | (Domingo, saída com a imagem de Nossa Senhora do Carmo da igreja até o salão)
10h – Missa festiva
10h45min – Procissão Motorizada (Avenida Luiz Antunes)
11h30min – Almoço Drive Thru no Salão comunitário