DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Catedral Santa Teresa D'Ávila
25/12/2025

Catedral lotada, Missa iniciando à luz de velas e a presença de Dom José Gislon: como foi a Noite de Natal na Igreja Mãe da Diocese de Caxias

A celebração da Noite de Natal, 24 de dezembro, expressou a conclusão do Tempo do Advento e o início do Tempo do Natal: a oração intensa e a festa pela memória do nascimento de Jesus

Catedral lotada, Missa iniciando à luz de velas e a presença de Dom José Gislon: como foi a Noite de Natal na Igreja Mãe da Diocese de Caxias

A celebração da Noite de Natal, 24 de dezembro, expressou a conclusão do Tempo do Advento e o início do Tempo do Natal: a oração intensa e a festa pela memória do nascimento de Jesus. Vivendo os últimos dias do Jubileu dos Peregrinos da Esperança, que recorda os 2025 anos da encarnação do Verbo, a Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila ficou repleta para a Missa que foi presidida pelo bispo Dom José Gislon e concelebrada pelo pároco da Catedral, padre Volnei Junior Vanassi.

Com a igreja escura, a Missa iniciou à luz de velas, seguindo pelo cântico da Kalenda, também conhecido como anúncio do nascimento de Jesus e pela colocação da imagem do Menino na manjedoura junto à Cruz do Ano Santo. Dom José Gislon também abençoou o Presépio da Catedral, enquanto completou a cena da natividade do Senhor, colocando a imagem de Jesus entre Maria e José.

Em sua homilia, o bispo recordou o Ano Santo dos 2025 anos da encarnação de Jesus, que chama os cristãos a serem peregrinos da esperança. "A simplicidade de Deus nos surpreende. Deus entra na História em silêncio, como se andasse na ponta dos pés para poder aproximar-se da peregrinação da humanidade e viver com ela as alegrias, os sofrimentos e as angústias. Mas alimenta as suas esperanças no amanhã, como Pai misericordioso que defende e protege a vida dos seus filhos e filhas. Senhor, que a tua luz ilumine a vida de cada um de nós e nos torne, no mundo, pela graça do Batismo, mensageiros da justiça, da paz, do amor e peregrinos de esperança". 

Ao final da Missa, o pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, convidou as crianças a se aproximarem do altar para beijarem a imagem do Menino Jesus.

 

A programação do Natal de Esperança segue na Catedral Diocesana de Caxias do Sul

  • Festa da Sagrada Família: no dia 28 de dezembro, a Santa Missa da Festa da Sagrada Família será realizada em dois horários: 09h e 11h.

  • Encerramento do Jubileu da Esperança: Na noite do domingo 28 de dezembro, às 19h, acontece a Santa Missa do encerramento do Jubileu da Esperança, presidida por Dom José Gislon.

  • Ação de Graças: o ano de 2025 será encerrado com a Santa Missa em Ação de Graças pelo ano de 2025, na quarta-feira, 31 de dezembro, às 19h.

  • O dia 1º  de janeiro, quando se celebra a Solenidade de Nossa Senhora Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz terá Missas às 11h e 19h na Catedral.

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias