03/12/2022

Conselho de Pastoral da Diocese de Caxias aprofunda reflexão sobre o Ano Vocacional e o Plano de Pastoral

Encontro, no Seminário Nossa Senhora Aparecida, foi marcado pelo aspecto orante a partir da narrativa dos discípulos de Emaús, e perpassou por dinâmicas de grupo e partilha de ideias para o planejamento das ações de 2023

O terceiro encontro do Conselho de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul reuniu mais de 70 pessoas na manhã do sábado, 03 de dezembro, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. O encontro foi marcado pelo aspecto orante a partir da narrativa dos discípulos de Emaús, e perpassou por dinâmicas de grupo e partilha de ideias para o planejamento das ações de 2023.

De acordo com o Regimento das Comunidades-Igreja da Diocese de Caxias do Sul, o Conselho Diocesano de Pastoral é um organismo de corresponsabilidade, de comunhão, participação e articulação de toda a Igreja diocesana. É composto pelo bispo diocesano, vigário geral, coordenação de pastoral, ecônomo diocesano, pela coordenação do Vicariato de Nova Prata, das Regiões e Áreas de Pastoral, por representantes do Conselho de Leigos e Leigas, das pastorais, movimentos e associações em nível de Diocese, e pelos representantes da comissão de formadores e do Santuário de Caravaggio.

A dinâmica de abertura levava em conta cada um do pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, contemplados no Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul 2021-2023: Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária. Ao ser identificado cada um dos pilares da maquete preparada, os participantes foram se apresentando e também foram apresentadas as pastorais, serviços, setores e movimentos da Igreja presente na Diocese.

Na sequência, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, fez uso da palavra. Ele recordou o recente encontro dos bispos do Regional Sul 3 da CNBB, que contempla as 18 dioceses gaúchas, realizado de 28 a 30 de novembro, em Vacaria. A partir disso, tratou sobre os diversos desafios que a Igreja tem no contexto da evangelização e de sua presença como sinal de Cristo e de seu Reino. Por fim, anunciou que deverá iniciar um ciclo de visitas pastorais em 2023, contemplado as paróquias e comunidades das 32 cidades que compõem a Diocese de Caxias do Sul.

O momento de oração foi iniciado com o acendimento da primeira vela da coroa do Advento, marcando este novo tempo da Igreja. Logo depois, foram rezados os Salmos da Liturgia das Horas e feita a proclamação do Evangelho de Lucas, no capítulo 24, versículos de 13 a 35, onde é feita a narrativa dos discípulos de Emaús, texto escolhido como lema do Ano Vocacional do Brasil, que se estende até 26 de novembro de 2023.

A dinâmica do encontro foi conduzida pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, que explicou a importância do Conselho para o bom êxito das ações pastorais e da ação evangelizadora da Igreja na Diocese de Caxias do Sul. Já o terceiro momento foi conduzido pelo coordenador da Pastoral Vocacional, padre Marciano Guerra, que contextualizou a realização do Ano Vocacional e explanou os objetivos traçados pela CNBB e as linhas de ação para a Diocese.

Na sequência, ainda divididos nos grupos que identificam os pilares da Ação Evangelizadora, os participantes foram divididos em quatro grupos e realizaram a dinâmica chamada "word café". Todos foram desafiados a responderem algumas perguntas que remetiam às realidades diocesanas da formação, da evangelização, do cuidado para com o meio ambiente e do rosto da caridade da Igreja.

Daquele espaço de construção criativa saíram diversas luzes que serão compiladas pela equipe ampliada de coordenação de Pastoral e poderão se tornar linhas de ação para concretizar o Plano de Pastoral da Diocese, nas diferentes realidades Igreja diocesana. O encontro foi concluído com as comunicações práticas da Coordenação de Pastoral, seguidas de almoço de confraternização.