24/12/2021

Diocese de Caxias do Sul apresenta versão prévia da síntese do Sínodo dos Bispos 2021-2023

A partir da publicação, novo prazo para contribuições e sugestões está aberto até o dia 30 de junho, por meio de link que está no final da matéria

A Coordenação de Pastoral e a Equipe Diocesana do Sínodo apresentam, nesta véspera do Natal do Senhor, a versão prévio da síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023. O documento, de 11 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas culturais da nossa complexa e diversificada sociedade contemporânea. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul.

Com a publicação, neste dia 24 de dezembro, a Diocese abre novo prazo para o envio de novas contribuições. Com a decisão da Santa Sé de aumentar o período da fase diocesana para o mês de julho de 2022, a Igreja diocesana propõe as sugestões sejam enviadas até o dia 30 de junho de 2022 e assim, a síntese final será entregue à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 31 de julho.

Será a CNBB a responsável pela compilação das sínteses das dioceses do Brasil e posterior envio à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam), que reunirá o material das conferências nacionais e os destinará a Roma, para a preparação do documento de trabalho. O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023.

ACESSE OS MATERIAIS DO SÍNODO

Documento Preparatório