Diocese de Caxias do Sul inicia processo de leitura e compilação das respostas do projeto Vozes da Esperança
Com essa tabulação será possível fazer um diagnóstico das realidades pastoral e administrativa das diferentes regiões que compõem a Diocese de Caxias do Sul; o projeto teve quase 80% de adesão das paróquias e comunidades
A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul iniciou, nesta primeira semana de julho, a leitura e compilação dos quase 800 formulários recebidos da escuta das paróquias e comunidades, no contexto do projeto "Vozes da Esperança". Esse processo serve de base para a organização do novo Plano Diocesano de Pastoral.
Coordenada pelo padre Leonardo Inácio Pereira, a equipe de trabalho está lendo as respostas enviadas de forma digital, tendo como critério a Região de Pastoral. Com essa tabulação será possível fazer um diagnóstico das realidades pastoral e administrativa que compõem a Diocese de Caxias do Sul.
O prazo para o envio dos formulários digitais foi concluído no final de junho de 2025. Das quase mil comunidades no território da Diocese de Caxias do Sul, são pouco menos de 800 respostas, o que totaliza praticamente 80% de adesão das paróquias e comunidades.
Relembre o processo
Iniciado em novembro de 2024, o projeto chamado "Vozes da Esperança - Diocese de Caxias do Sul em escuta sinodal para o Plano de Pastoral" prevê a escuta da realidade, a organização das linhas de ação e a construção conjunta do Plano Diocesano de Pastoral. As comunidades foram visitadas pela coordenação de cada Região de Pastoral e pelos assessores missionários para aprofundar aspectos históricos de cada localidade, a realidade pastoral e as perspectivas de futuro.
A Coordenação de Pastoral preparou um subsídio com as perguntas que nasceram a partir do Conselho Diocesano de Pastoral da metade deste ano de 2024. O material tem dois volumes: o livreto de orientações, destinado às equipes de assessores missionários, e o caderno de respostas, para recolher as manifestações do povo de Deus durante as visitas.
As visitas tiveram como finalidade ajudar a Coordenação de Pastoral a apresentar um diagnóstico das comunidades eclesiais neste momento histórico, com todas as alegrias e os desafios. A partir da conclusão da escuta às comunidades, a equipe diocesana está organizando esta síntese e encaminhar a um assessor que irá colaborar com o diagnóstico e posterior organização do documento com o objetivo-geral e encaminhamentos do Plano de Pastoral.