CNBB Regional Sul 3
18/01/2024

Diocese de Caxias do Sul organiza caravanas para a 46ª Romaria da Terra, na terça-feira de Carnaval, em Ipê

“Escutar a mãe Terra e com Maria cuidar da vida” é o tema da 46ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que acontecerá em Ipê; inscrições para o transporte podem ser feitas na secretaria da Paróquia Santa Catarina, em Caxias

O calendário aponta: falta pouco menos de um mês para romeiros e romeiras se encontrarem em Ipê, na Diocese de Vacaria. A 46ª Romaria da Terra, tradicionalmente realizada na terça-feira de Carnaval e este ano no dia 13 de fevereiro, convida à escuta da Terra como sinal de cuidado com a vida, também em vista das nossas próximas gerações. O lema da Romaria foi inspirado no livro Deuteronômio, “Escolha pois a vida, para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30,19).

A Diocese de Caxias do Sul está se organizando para participar da 46ª Romaria da Terra. Já há um ônibus contratado e outro reservado para que os participantes das comunidades da Diocese possam participar. As inscrições para o transporte podem ser feitas na secretaria da Paróquia Santa Catarina, presencialmente ou pelo fone/WhatsApp (54) 3211-3510.

Para realizar a inscrição é necessário:

• Contatar a Paróquia Santa Catarina
  • Se inscrever com o nome completo e número de CPF e RG
  • O valor de R$ 25,00 (somente terá reserva garantida quem pagar o valor no ato da inscrição)
  • No dia irá embarcar quem tiver documento em mãos, pois os órgãos policiais exigem a documentação

Mais informações, contate os padres Celso Cicconetto e Evair Ongaratto:

• Pe. Evair (54) 9 9664-2730
  • Pe. Celso (54) 9 9611-5172

Revista da Romaria da Terra

Para aprofundar o tema proposto para esta romaria, olhar para o contexto atual e perceber os caminhos alternativos e geradores de vida, a Comissão Pastoral da Terra e a coordenação da romaria lançaram em novembro, a Revista Especial da 46ª Romaria da Terra.

O material é um caminho de preparação para uma participação mais consciente e comprometida na romaria em Ipê, mas também um subsídio de estudo e reflexão para grupos e comunidades sobre a temática proposta por esta romaria. A revista inicia com a apresentação de uma fundamentação bíblica e aprofundamento do lema da romaria, explorando aspectos teológicos oriundos da Teologia da Criação e uma significativa reflexão a partir da Economia de Francisco e Clara.

Na sequência, o material traz o testemunho da organização das mulheres camponesas de Ipê, além do exemplo de cuidado e de preservação das sementes crioulas e da opção pela produção orgânica e agroecológica na região. O subsídio também mostra sinais importantes de esperança, como o compromisso das juventudes e crianças com a produção sustentável.

Estão propostas nestas páginas duas celebrações em preparação a Romaria da Terra: um Ofício Divino das Comunidades e uma celebração dominical para o domingo que antecede a romaria, no dia 04 de fevereiro.

Você pode acessar a revista em arquivo digital. Para isso, basta clicar aqui e fazer seu download.