Pastoral Litúrgica
22/06/2022

Diocese de Caxias do Sul sedia Seminário de Liturgia do Regional Sul 3 da CNBB

"Rito e Ritualidade: Desafios em tempos de espetacularização da liturgia", será o tema do Seminário Regional de Liturgia que inicia nesta sexta-feira, 24 de junho, em Veranópolis.

Diocese de Caxias do Sul sedia Seminário de Liturgia do Regional Sul 3 da CNBB

"Rito e Ritualidade: Desafios em tempos de espetacularização da liturgia", será o tema do Seminário Regional de Liturgia que inicia nesta sexta-feira, 24 de junho, em Veranópolis, no Vicariato de Nova Prata, Diocese de Caxias do Sul. O encontro, organizado pelo Setor Liturgia do Regional Sul 3, espera cerca de 100 pessoas: coordenadores diocesanos, paroquiais e agentes da pastoral litúrgica e da catequese, professores de liturgia e sacramentos, bispos, presbíteros, religiosos, diáconos e seminaristas.

O padre Luciano Massullo, que coordena o Setor Liturgia no Estado, explica que o objetivo do Seminário é proporcionar formação às coordenações diocesanas de liturgia, para que depois possa ser replicado em cada Igreja Local, nas paróquias e comunidades. Depois de dois anos de pandemia, a expectativa para o reencontro presencial é grande. Além disso, conforme explica o padre Luciano, o tema é fundamental para ser refletido neste momento: "Vivemos um período conturbado na vida litúrgica da Igreja, com o avanço de um jeito de celebrar que remonta ao período pré-Concílio Vaticano II e o crescimento disso entre os jovens. Por isso a ideia é trabalhar e refletir sobre isso, a nova eclesiologia e a liturgia apresentada pelo Concílio Vaticano II. Não podemos viver a Igreja dos dias de hoje com a liturgia dos dias de ontem", destaca o coordenador.

Para trabalhar o tema proposto durante os três dias, o Seminário contará com a assessoria do padre Marlon Ramos Lopes, da irmã Angela Soldera e do padre Gustavo Haas.

As inscrições ainda podem ser realizadas até às 20h desta quarta-feira, 22 de junho, clicando no link abaixo. Fazer inscrição.