"Em tempos de guerra, o que comunicar?" provoca o programa Razões da Fé com o monsenhor Lucio Ruiz
Em sua reflexão, o sacerdote argentino que está à frente de projetos voltados à sinodalidade com influenciadores digitais e comunicadores, propôs um itinerário com cinco pontos, apresentando citações da carta deixada pelo Papa Francisco
"Em tempos de guerra, o que comunicar?" é o tema do programa Razões da Fé que vai ao ar de forma inédita na noite desta quarta-feira, 13 de agosto, pelas ondas da Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul. A produção conta com a participação do secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, monsenhor Lucio Ruiz, que participou de um momento de formação de agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) sobre o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Em sua reflexão, o sacerdote argentino que está à frente de projetos voltados à sinodalidade com influenciadores digitais e comunicadores, propôs um itinerário com cinco pontos, apresentando citações da carta deixada pelo Papa Francisco e provocando os participantes com alguns questionamentos. "Primeiro, o que significa desarmar a comunicação?; A segunda pergunta é, o que implica comunicar com mansidão; Terceiro, por que a esperança é essencial para comunicar?; Quarto, como semear esperança a partir da Palavra?; E o último, o quinto, como cuidar do coração de quem comunica?".
Durante a partilha, monsenhor Lucio ressaltou a importância de comunicar a esperança e não perder a capacidade de fazê-lo com mansidão, a partir dos apontamentos do Papa Leão XIV. "Poderíamos pensar aqui em tantos jornalistas, docentes, criadores de conteúdos digitais, catequistas, comunicadores pastorais, que todos os dias, com fidelidade e sem ruído, semeiam esperança com suas palavras? Quantos estão semeando permanentemente, inclusive também nós? Temos que nos perguntar se realmente peneiramos a areia da realidade para encontrar as pepitas do Reino?".
O encontro virtual foi proposto pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul e aberto à participação de agentes de todo o Rio Grande do Sul. Ao final de sua partilha, monsenhor Lucio respondeu às perguntas dos participantes lembrando que a primeira missão do comunicador de esperança, neste tempo da história, é ter esperança, é acreditar que a transformação é possível.
Produzido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Caxias do Sul, o Razões da Fé tem sua exibição inédita às quartas-feiras, às 20h, pela Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 e pelas redes sociais YouTube e Facebook da Diocese. Ele também é reprisado aos domingos, das 07h às 08h e das 22h às 23h, na Rádio Miriam Caravaggio. Além disso, o conteúdo é veiculado às terças-feiras pela TV Serra (canal 526 da NET) em Farroupilha.
O programa reafirma seu compromisso de ser um instrumento de formação para todos os católicos, trazendo convidados que representam os diversos grupos, pastorais, movimentos e comunidades da Diocese de Caxias do Sul, sempre em sintonia com os ensinamentos da Igreja.