DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral Vocacional
11/08/2025

Padre Luciano Dalmolin apresenta encontro do Mês Vocacional para a primeira e segunda etapas da Catequese

Destinado às etapas iniciais, esse encontro quer refletir a partir do tema: "Somos todos chamados" e propõe como atividade prática a organização de um desenho livre com a temática vocacional que poderá compor o Calendário Vocacional 2026

A Diocese de Caxias do Sul, por meio da Pastoral Vocacional e da Comissão de Iniciação à Vida Cristã (IVC), propõe às turmas de Catequese a realização de um encontro com a temática do Mês Vocacional 2025, "Peregrinos porque chamados", em comunhão com o Jubileu dos Peregrinos da Esperança. Em uma ação que une fé, criatividade e a participação dos catequizandos, a atividade destinada à primeira e segunda etapas, também conhecidas como Eucaristia 1 e Eucaristia 2, traz como tema "Somos Todos Chamados".

A iniciativa é detalhada em um vídeo pelo padre Luciano Dalmolin que é o coordenador da Pastoral Vocacional (o vídeo está no início da matéria). Dirigindo-se aos catequistas da Diocese, ele apresentou o roteiro do encontro, que foi especialmente preparado para as turmas da primeira e segunda etapa da Eucaristia. Ela convida as crianças a refletirem sobre suas vocações e a expressarem seus sentimentos através de desenhos, que poderão ser selecionados para compor o Calendário Vocacional diocesano de 2026. O roteiro guia os catequistas e as crianças por meio da Leitura Orante, meditação do Evangelho e uma reflexão aprofundada sobre o que a Igreja entende por vocação.

O material aborda as diversas formas de responder ao chamado de Deus, incluindo a vocação laical (de todos os batizados), a matrimonial, a vida consagrada religiosa e o ministério ordenado (diáconos, padres e bispos).

 

Arte como expressão da ideia de vocação

Após a reflexão, cada criança será convidada a criar um desenho em uma folha em branco, expressando livremente o que compreendeu sobre o chamado de Jesus, a vocação, a família ou a Igreja. Os trabalhos artísticos terão um destino especial. "Esses desenhos deverão ser recolhidos pelos catequistas e entregues à coordenadora paroquial. Nós, depois, receberemos esses desenhos e vamos escolher alguns para serem colocados no nosso Calendário Vocacional 2026", pontua padre Luciano.

Para a seleção, é importante que cada desenho contenha o nome da criança, a paróquia e a etapa da catequese que participa.

 

Símbolos e oração em família

Para a realização do encontro, padre Luciano sugere a preparação de um ambiente com símbolos significativos, como a Bíblia, uma vela, o cartaz do Mês Vocacional 2025 e a imagem de um barco com uma rede de pesca, aludindo ao chamado dos primeiros apóstolos.

Ao final do encontro, as crianças receberão pequenos "peixinhos" de papel onde escreverão uma prece pessoal pelas vocações. Como compromisso, elas serão incentivadas a rezar esta oração junto de suas famílias ao longo do mês de agosto. A iniciativa busca, de forma lúdica e profunda, semear nos corações das crianças a consciência de que cada pessoa tem um chamado único e especial de Deus, incentivando a descoberta e a valorização de todas as vocações dentro da comunidade.

Os arquivos em PDF, tanto do encontro, quanto do cartaz do Mês Vocacional estão anexados aqui abaixo e também no link: www.diocesedecaxias.org.br/pastoral-vocacional/materiais-e-subsidios

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias