Encontro de formação e integração reúne secretárias e secretários que atuam nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul
Atividade foi coordenada pela equipe da Cúria Diocesana e teve a assessoria do senhor Domingos Lunelli, da Maistre Informática, fornecedora do sistema utilizado pela Diocese; a intenção foi o incentivo à utilização plena dos serviços da plataforma
Mais de 60 pessoas que atuam nas secretarias das paróquias da Diocese de Caxias do Sul estiveram reunidas, na quarta-feira, 23 de julho, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), em Caxias. O encontro de 2025 foi o primeiro depois da pandemia, sendo que a última edição aconteceu em 2019. Ao longo de todo o dia, as secretárias e secretários tiveram momentos de formação e integração.
A atividade foi coordenada pela equipe da Cúria Diocesana e contou com a presença do bispo Dom José Gislon que fez uso da palavra para agradecer a missão e o trabalho das secretárias. Além disso, ele salientou a necessidade de buscar formação permanente e de humanizar sempre mais o atendimento ao povo de Deus que procura as paróquias. "Precisamos olhar, formar e apoiar bastante quem está na linha de frente, sendo o rosto da Igreja para tantar pessoas que nos procuram".
Logo depois da oração da manhã e saudação de Dom José, o casal coordenador da Pastoral Familiar na Diocese de Caxias do Sul, Marco e Jarine Carraro, apresentou às equipes das secretarias paroquiais o novo itinerário vivencial de acompanhamento personalizado para os casais que buscam o Matrimônio. Eles puderam aprofundar os passos práticos que os noivos devem fazer entre a chegada à paróquia e o dia da celebração do sacramento.
A principal pauta do encontro, no entanto, foi o sistema utilizado pela Diocese para gerenciar suas obrigações contábeis e a sua organização pastoral. A atividade teve a assessoria do senhor Domingos Lunelli, da Maistre Informática, fornecedora do Sistema Pastoral. A intenção desse momento foi o incentivo à utilização plena dos serviços da plataforma, sobretudo a partir de um passo que a Igreja Católica na região está dando: a valorização e rearticulação da Pastoral do Dízimo, iniciando com a atualização do cadastro dos dizimistas, desencadeando um caminho de evangelização e pertença.
O ecônomo da Diocese de Caxias do Sul, padre Jaime Gusberti, explica a importância desse momento de formação e integração entre a própria equipe da Cúria e as secretárias e secretários que atuam nas paróquias das 32 cidades atendidas. "Esse nosso encontro teve dois objetivos: primeiro para conviver entre nós todos que estamos na linha de frente da organização burocrática das nossas comunidades. E, depois, conhecer um pouco melhor toda a organização de uma secretaria de paróquia, com as ferramentas e meios para tornar o ambiente da secretaria sempre mais acolhedor, que incentiva a fé de todos aqueles que para lá se dirigem".