24/09/2022

Escola de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul reflete sobre a Palavra de Deus e a missão dos batizados

"A Palavra se fez carne" foi a temática do período da manhã, com a assessora Beatriz Vargas, e "comunicação e a missão" foi abordada pela coordenadora do Conselho Missionário Regional da CNBB Sul 3, Victória Holzbach

A Escola de Comunicadores – uma realização da Diocese de Caxias em parceria com a Universidade de Caxias do Sul – teve sua sexta etapa no sábado, 24 de setembro. O encontro aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, reunindo leigos e leigas das paróquias de Antônio Prado, Garibaldi, São Marcos, além da cidade-sede e dos movimentos de evangelização.

O período da manhã foi assessorado pela coordenadora nacional da Comissão de Formação da Renovação Carismática Católica no  Brasil, Maria Beatriz Spier Vargas. Ela, que atua na Diocese de Caxias do Sul, dinamizou a temática: "A Palavra se fez carne". A primeira parte foi dividida em três momentos: a Bíblia a partir da constituição dogmática do Concílio Vaticano II, Dei Verbum. Na sequência, uma pequena explicação sobre a estrutura da Bíblia católica e suas diferentes traduções, bem como a exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, do Papa Emérito Bento XVI. A última parte foi dedicada à Palavra de Deus e a Comunicação Social, a partir das mensagens do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2020, 2021 e 2022.

A tarde foi conduzida pela jornalista e coordenadora do Conselho Missionário Regional da CNBB Sul 3 e assessora de comunicação do Regional, Victória Holzbach, com o tema: "Comunicação e a missão". No início da assessoria, Victória buscou situar cada um dos participantes diante da missão dos batizados, além de mostrar os diversos tipos de missão que existem na vida da Igreja. Logo depois, falou sobre a organização do Mês Missionário, celebrado anualmente em outubro, bem como a coleta de Pentecostes, realizada a cada ano para dar continuidade à missão da Igreja do Rio Grande do Sul na arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Por fim, partilhou sua experiência missionária de 2016 a 2018, junto à comunidade moçambicana.

A próxima etapa, que marca o encerramento da Escola de Comunicadores, vai ocorrer no dia 22 de outubro e tratará sobre técnicas de fotografia e o uso das redes sociais na Igreja. A parte da tarde será dedicada à oração, com a Leitura Orante da Palavra de Deus e a Escola será concluída às 17h com a Missa de envio no Seminário Aparecida.

Sobre a Escola de Comunicadores

Criada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, como curso de extensão, a Escola de Comunicadores tem como objetivo colaborar na formação de agentes de pastoral para o serviço da comunicação que está na essência da Igreja e esta é uma exigência dos novos tempos, das novas tecnologias e das novas gerações.

No total são sete etapas, de abril a outubro de 2022, realizadas de forma presencial, com carga horária de 6h por etapa, com um total de 42h, com certificação para as pessoas que atingirem o mínimo de 75% de frequência. No período da manhã, a assessoria será sempre de cunho mais formativo e o da tarde terá oficinas para aplicar os conhecimentos adquiridos durante a caminhada da Escola.