Evangelização da juventude, 150 anos da Imigração e 125 anos da dedicação são recordados em Missa na Catedral de Caxias
Segunda noite do tríduo em preparação à Festa de Santa Teresa D'Ávila, padroeira da Catedral e da cidade de Caxias do Sul, foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler e fez memória da dedicação pelo bispo da capital, em 1900
A segunda noite do Tríduo em preparação à Festa de Santa Teresa D'Ávila lotou a Catedral Diocesana de Caxias do Sul na noite do domingo, 05 de outubro. Com o tema "Em Cristo, a Esperança dos Jovens", a celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Cardeal Spengler, e concelebrada pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, pelo bispo emérito, Dom Alessandro Ruffinoni. Participaram da Eucaristia, o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, e os padres da Catedral, Volnei Vanassi e Tiago Camozzato, além do diácono Eduardo Cantelli.
Os participantes do Grupo de Jovens Carlo Acutis, da Catedral, também participaram da celebração. A segunda noite do Tríduo marcou a comemoração dos 150 anos da Imigração Italiana e dos 125 anos da dedicação da então Igreja Matriz Santa Teresa D'Ávila de Caxias do Sul, em outubro de 1900, pelo bispo da Diocese São Pedro do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão (até então o Rio Grande do Sul tinha somente uma diocese). Com a criação da Diocese de Caxias do Sul, em 1934, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre, a Igreja Matriz foi elevada a Catedral.
Ao ser perguntado sobre o significado, para a Arquidiocese, de celebrar esse aniversário de dedicação de uma igreja que se tornou sede episcopal de uma diocese, Dom Jaime salientou que é bom ver os frutos de uma Igreja de comunhão. "Certamente, quando nós podemos participar de um momento bonito como este aqui, nós nos alegramos, porque vemos uma comunidade viva, uma comunidade que reza, uma comunidade que canta.Significa que esta filha tem muito mérito e nos traz muita satisfação e alegria na fé".
Ao final da Missa, os jovens encenaram um teatro que atualizou a história dos 150 anos da Imigração Italiana, recordando a fé e a determinação dos antepassados. Ao conduzirem a imagem de Santa Teresa D'Ávila pelo corredor central, convidaram toda a comunidade a rezar pedindo a intercessão da Padroeira de Caxias por toda a juventude.
Tríduo e Comemorações Especiais
O Tríduo em honra à padroeira será concluído no próximo dia 12 de outubro:
-
12 de outubro (domingo), às 19h: coincidindo com a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a celebração será presidida por Dom José Gislon, bispo diocesano de Caxias do Sul. O tema da noite será "Na Cruz de Cristo, nossa Esperança".
Semana festiva e aniversário de inauguração e dedicação da Catedral
Os dias que antecedem o Dia Festivo da padroeira de Caxias do Sul serão marcados por momentos celebrativos e culturais, recordando a importância da Igreja-Mãe da Diocese a partir da cultura, da fé, da arquitetura e da história do povo.
-
13 de outubro (segunda-feira): Após a Missa das 19h, haverá uma apresentação especial da Orquestra Acadêmica da UCS, enriquecendo a programação cultural da festa.
-
14 de outubro (terça-feira), às 19h: a Celebração Eucarística solene marcará a comemoração oficial dos 125 anos da Dedicação da Igreja Catedral. Presidida por Dom José Gislon, a Missa terá como tema "Igreja, Povo de Deus peregrino da Esperança".
Dia da Padroeira
O ponto alto dos festejos ocorrerá em 15 de outubro, quarta-feira, dia dedicado a Santa Teresa D'Ávila. A programação será intensa durante todo o dia na Catedral:
-
Das 10h às 17h: tradicional bênção dos padres nas escadarias da Catedral, um momento de fé e encontro com a comunidade.
-
19h: solene celebração presidida pelo pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, com a participação do Coral Santa Teresa.
-
20h: a festa encerra com uma confraternização no Espaço Mater Dei, celebrando a união e a devoção da comunidade caxiense à sua Padroeira.