CNBB Regional Sul 3
25/05/2023

Missão em Moçambique conta a solidariedade do povo gaúcho na Coleta de Pentecostes

A pequena Vila de Moma, no litoral da Província de Nampula, acolhe a casa dos missionários do Regional Sul 3 em Moçambique. A Igreja do RS, através do projeto Igrejas Solidárias entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional Sul 3, envia missionários e missionárias para compor uma única equipe missionária, que é, inicialmente, presença junto ao povo macua.

Com respeito pela cultura, buscando aprender a língua e inserir-se na realidade da população, a equipe missionária assume o acompanhamento pastoral de duas paróquias: São Paulo Apóstolo de Larde e São Miguel Arcanjo de Micane. Com as lideranças paroquiais, os missionários auxiliam na organização dos ministérios e serviços, na promoção vocacional e na formação de animadores e animadoras leigos.

Atenta a realidade e as necessidades da comunidade local, a equipe também desenvolve projetos sociais nas áreas de educação, através de uma Biblioteca Comunitária e de um projeto de reforço escolar e alfabetização de crianças e mulheres, chamado Murima Wa Mwana (Coração de Criança). Esta iniciativa atende atualmente 190 alunos, entre crianças, adolescentes e mulheres adultas, além de 24 voluntários.

A missão ad gentes: Um compromisso pessoal

Para garantir a sustentabilidade da missão, a Igreja do Rio Grande do Sul conta com a solidariedade dos fiéis de todo o Rio Grande do Sul. Na celebração de Pentecostes – este ano dias 27 e 28 de maio – todas as paróquias e comunidades do Rio Grande do Sul realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias.

A coleta, repassada integralmente pelas arqui/dioceses ao Conselho Missionário Regional, tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igrejas Solidárias – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também apoia a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.

A colaboração de cada um faz a diferença e nos impulsiona para a missão, a partir desse compromisso concreto, em terras moçambicanas, junto ao povo macua. Que nossa Coleta de Pentecostes seja em todo Rio Grande do Sul um profundo gesto de amor e solidariedade.

ATENÇÃO: Você também pode contribuir diretamente pela conta:
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Banco Sicredi
Cooperativa: 0116
Conta Corrente: 82987-2

Histórico: rumo aos 30 anos

A semente foi plantada em 1989, por ocasião da vinda de Dom Francisco Silota, bispo auxiliar da arquidiocese da Beira – Moçambique, ao Rio Grande do Sul. Ao participar de um encontro com seus colegas episcopais, sensibilizou-os relatando as necessidades e desafios vivenciados no país africano. Após ouvir os apelos, os bispos do Rio Grande do Sul se comprometeram em fazer um gesto fraterno em favor dos irmãos de Moçambique, dando da sua própria pobreza.

Quatro anos depois, em janeiro de 1993, o bispo encarregado do Setor das Missões da CNBB Sul 3, Dom Laurindo Guizzardi e a Irmã Amalia Vivian, realizaram uma viagem a fim de verificar in loco as necessidades e o tipo de trabalho solicitado, bem como os locais de possível atuação. Na ocasião, os visitantes estiveram em oito das 11 dioceses do país, confirmando o propósito de ajuda aos irmãos necessitados.

Após um tempo de diálogo com congregações e dioceses, e da preparação dos missionários, foi enviada a primeira equipe missionária em julho de 1994, composta por um padre dos Servos da Caridade, duas religiosas das Irmãos Bernardinas e uma religiosa das Irmãs Missionárias de Santa Terezinha. Em vários locais da Arquidiocese de Nampula e de Diocese de Gilê (Zambézia) os missionários do Regional Sul 3 estiveram atuando.

Desde sua fundação, o projeto assumiu os seguintes objetivos:
Trabalhar no campo da saúde alternativa;
Ajudar na Educação;
Cooperar na promoção social da mulher;
Desenvolver trabalhos em favor dos Direitos Humanos;
Divulgar e testemunhar o espírito Cristão, que visa difundir o Reino de Deus e promover a fraternidade entre as pessoas.

A partir do ano 2000, a missão do Regional Sul 3 firmou seu trabalho nas Paróquias de São Miguel Arcanjo, em Micane e São Paulo Apóstolo, em Larde, com sede na Vila de Moma. Desde 1994, o Regional Sul 3 já enviou 67 missionários e missionárias para Moçambique, entre eles leigas, leigos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos.