DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Brasão Diocese de Caxias do Sul
Pastoral Vocacional
16/02/2026

Missas marcam envio dos oito jovens que irão ingressar no Seminário Maior São José, na etapa do Propedêutico

Ao longo das últimas semanas, celebrações foram realizadas nas paróquias Cristo Rei, em Bento Gonçalves; São Pedro e São Paulo, em Nova Roma do Sul; São Ciro e Cristo Operário, além da Catedral Diocesana, em Caxias do Sul

Missas marcam envio dos oito jovens que irão ingressar no Seminário Maior São José, na etapa do Propedêutico

Os finais de semana da primeira quinzena de fevereiro de 2026 foram marcados por cinco Missas de envio dos oito jovens que, a partir desta semana, irão ingressar no Seminário Maior São José, para dar início à caminhada para a formação e discernimento vocacional na etapa do Propedêutico. As celebrações foram realizadas nas paróquias Cristo Rei, em Bento Gonçalves; São Pedro e São Paulo, em Nova Roma do Sul; São Ciro e Cristo Operário, além da Catedral Diocesana, em Caxias do Sul.

No domingo, 1º de fevereiro, a Paróquia São Pedro e São Paulo de Nova Roma do Sul enviou o jovem Thaynan Rossetti. No mesmo dia, mas ao final da tarde, na Paróquia Cristo Rei de Bento Gonçalves, a comunidade se reuniu para rezar por Kauã Basso e Vitor Mecca Marques. No final do sábado, 14 de fevereiro, a Eucaristia na Igreja Matriz São Ciro, marcou o envio de Guilherme Ferreira e Rhuan Antunes.

O domingo, 15 de fevereiro, foi marcado por dois momentos de envio. Pela manhã, a Paróquia Cristo Operário se reuniu na comunidade dos Santos Anjos para abraçar Murilo Oliveira e, às 19h, com a presidência de Dom José Gislon, na Catedral Diocesana, foi realizado o envio dos jovens Guilherme Pezzi e Wesclei Padilha.

Todas as celebrações contaram com a participação dos oito jovens e do coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, padre Luciano Dalmolin. Foi a primeira vez que as comunidades se organizaram para enviar os seus seminaristas e este momento também é uma forma de animar as vocações. "A partir do testemunho destes jovens que estão dando este passo. Nós acreditamos que outros podem se animar, se entusiasmar para também buscar este caminho e também para que as comunidades possam acompanhá-los com suas orações. E, a partir da oração, eles também se sentirem fortalecidos, animados, encorajados a seguir o caminho de discernimento. As próprias comunidades são o espaço do despertar, do animar, do acompanhar e também do enviar vocações para a vida da Igreja".

Diocese de Caxias do Sul

Outras Notícias